Quinta-Feira, 28 de novembro de 2024
Quinta-Feira, 28 de novembro de 2024
A Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) escolheu o Brasil para entrar no Conselho de Auditores nesta 6ª feira (3.nov.2023). O país será representado pelo TCU (Tribunal de Contas da União), e foi eleito por aclamação –quando todos os outros candidatos desistem a favor de um único candidato.
O ministro e presidente do TCU, Bruno Dantas, estava na reunião em Nova Iorque. Disse que a entrada do Brasil ao conselho “é uma vitória que fortalece o Brasil no contexto internacional”. Atribuiu a vitória ao presidente Lula, aos esforços do chanceler Mauro Vieira e a um crescente reconhecimento internacional do TCU.
“A eleição do país para integrar o Conselho de Auditores da ONU coroa o caminho de excelência trilhado pelo TCU, é um reconhecimento à qualidade do trabalho desenvolvido por nosso corpo técnico”, disse Dantas.
O mandato do Brasil no conselho será de 6 anos. O órgão compõe a estrutura financeira da ONU, opera de maneira independente para auditar as contas dos fundos e programas da instituição, cujo orçamento chega a US$ 40 bilhões. O Brasil vai substituir o Chile, eleito em 2018 derrotando a Serra Leoa por 97 votos contra 91. Os outros países que compõem o Conselho são a China e a França.
O mandato do Chile acaba em junho de 2024. O Brasil assume a partir de julho.