Quinta-Feira, 28 de novembro de 2024
Quinta-Feira, 28 de novembro de 2024
Conhecida como “procissão luminosa”, a trasladação do Círio de Nazaré reuniu milhares de devotos de Nossa Senhora de Nazaré em Belém na noite deste sábado (7).
A estimativa é que 1,5 milhão de pessoas tenham participado das quase 5 horas de procissão, segundo o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese).
Na procissão desta noite, que começou com atraso de 45 minutos, milhares de fieis acompanharam a berlinda que leva a imagem de Nossa Senhora de Nazaré por 3,7 quilômetros, entre a escola Gentil Bitencourt, próximo à Basílica Santuário, até a Catedral da Sé, em Belém.
Print Berlinda 6 Círio de Nazaré 2023 — Foto: Reprodução/TV Liberal
A procissão das luzes é um dos momentos mais emocionantes para os fiéis que acompanharam, ao todo, quatro romarias do Círio de Nazaré neste sábado, desde o início da manhã.
O momento de fé ganhou um significado maior para Mariana Costa, que foi pedida em casamento pelo seu namorado, Pio X Jr no meio de uma multidão que estava na Avenida Nazaré, em Belém.
Homem pede namorada em casamento em meio a multidão de procissão do Círio de Nazaré — Foto: Nicksson Melo/g1 Pará
Pio escolheu a trasladação para fazer o pedido pois esse o momento é mais importante que o “natal, ano novo e do que o próprio aniversário” para Mariana.
Emocionada, Mariana ressalta que receber um pedido de casamento em uma data tão relevante foi uma das maiores emoções que já sentiu.
Círio de Nazaré: Namorado fez pedido de casamento durante Círio à namorada — Foto: Nickson Melo/g1
A Ministra da Cultura, Margareth Menezes, participou da trasladação do Círio pela primeira vez e falou ao g1 sobre a emoção de participar.
Ela aproveitou e cantou uma das músicas mais conhecidas entre os paraenses ao lado de Fafá de Belém na Varanda de Nazaré enquanto os devotos esperavam a passagem da imagem de Nazaré.
No início da procissão, houve problema nos anéis que ligam as cordas aos ferros que puxam a berlinda, o que causou o atraso da procissão, segundo a diretoria da Festa.
Além do pedido de casamento, no percurso da procissão, alguns fieis fizeram o trajeto de joelhos, outros tentaram encostar na corda. Teve, no entanto, pessoas que cortaram a corda usada na trasladação.
Na transladação, os torcedores do Paysandu foram vestidos com a camisa do time e pediram ajuda da Nossa Senhora de Nazaré para que o time conseguisse o acesso à Série B. Em meio à trasladação, eles souberam do acesso e comemoraram.
Muitos devotos aproveitaram a procissão para agradecer, como a engenheira Ana Carolina Uchôa, promesseira pela casa própria.
"Ano passado eu pedi a nossa senhora, na Trasladação, a minha casa. 20 dias depois, a gente iniciou a compra do apartamento. Pra mim, isso só iria acontecer daqui a 3, 4 anos. Meu marido é policial, então são dois trabalhadores que conquistaram depois de muito trabalho. Nossa senhora sempre interviu na minha vida. Em 2016, quando eu pedi a minha aprovação no vestibular, na UFPA, nossa senhora intercedeu", explica.
Círio de Nazaré 2023: Promesseira foi à procissão agradecer pela casa própria — Foto: Gil Sóter/g1
"Ela sempre intervém e sempre cuida da gente. Tenho certeza absoluta que todas as graças que alcancei foram pela intercessão de nossa senhora!, afirma.
Círio de Nazaré 2023: fiéis seguram corda na trasladação — Foto: Assessoria de imprensa/Diretoria Festa de Nazaré
Círio de Nazaré: Imagem peregrina recebeu homenagens em frente ao Banco do Brasil — Foto: g1/Reprodução
Círio de Nazaré 2023: Multidão pede bençãos à Nossa Senhora de Nazaré — Foto: Antenor Filho/g1
Círio de Nazaré 2023: Milhares de fieis acompanham imagem de Nossa Senhora de Nazaré — Foto: Nickson Melo/g1
*G1