Quinta-Feira, 28 de novembro de 2024
Quinta-Feira, 28 de novembro de 2024
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, anunciou nesta 2ª feira (16.out.2023) o lançamento da plataforma digital “De Boa na Rede“, que visa a combater crimes cibernéticos contra crianças e adolescentes e auxiliar o controle parental nas redes sociais. O evento foi realizado no Palácio da Justiça, em Brasilia (DF).
Segundo o governo, o programa vai ajudar as famílias a fiscalizar o conteúdo acessado por crianças e adolescentes on-line. Para isso, será disponibilizado uma biblioteca de segurança com conteúdos produzidos em conjunto com as redes sociais para ensinar os responsáveis na jornada de prevenção de crimes cibernéticos.
Na página, há guias específicos para instruir os pais sobre o uso das redes sociais pelos filhos e mecanismos de controle e limitação de acesso a conteúdo. O “De Boa na Rede” tem orientações para as seguintes plataformas:
Dino citou os desafios em filtrar os conteúdos consumidos pelos jovens pela quantidade informações na internet. Ele destacou ser necessário controlar o que definiu como “epidemia de violência” e “guerras virtuais” que ocorrem com a rápida disseminação de informações.
De acordo com Dino, a PF (Polícia Federal) fez 627 operações envolvendo crimes cibernéticos com crianças e adolescentes em 2023. O número representa um aumento de 70% em relação ao ano anterior. A corporação também realizou 291 prisões de pessoas envolvidas nesses casos. O número é 46% superior ao registrado em 2022.