Segunda-Feira, 15 de dezembro de 2025
Segunda-Feira, 15 de dezembro de 2025
Diretor regional da Enel afirma que 1,4 milhão de imóveis seguem sem energia após tempestade que atingiu São Paulo. Empresa mobilizou 1.600 equipes para reparos na rede elétrica
Após os fortes ventos que atingiram São Paulo, cerca de 1,4 milhão de imóveis continuam sem energia elétrica na capital paulista e região metropolitana. A informação foi confirmada por Marcelo Puertas, diretor regional da Enel São Paulo, que detalhou ao Live CNN os esforços da empresa para restabelecer o fornecimento de energia após o evento climático extremo que causou destruição na rede elétrica.
Segundo Puertas, o número de clientes afetados chegou a 2,2 milhões no auge da crise, tendo sido reduzido em 35% após o trabalho realizado durante a madrugada. "Nós vivemos ontem algo completamente atípico de uma tempestade comum. Para a gente ter uma ideia, tivemos ventos de 97 km por hora que começaram no início da madrugada da quarta-feira e perduraram até às 7, 8 horas da noite", explicou o diretor.
Reconstrução da rede e logística de atendimento
O fenômeno causou a queda de diversas árvores que, por sua vez, derrubaram postes, redes e transformadores. "Não se trata de uma emenda de cabo ou uma atividade simples, é uma atividade extremamente complexa", destacou Puertas, explicando que a reconstrução da rede exige equipamentos pesados e uma logística elaborada. "Um poste pesa 1.500 quilos, então eu preciso de um guindaste para pegá-lo, montar todos esses equipamentos e levar no local onde aconteceu essa destruição", detalhou.
A Enel mobilizou 1.600 equipes para trabalhar no restabelecimento da energia, número que será mantido para os trabalhos do dia seguinte. Puertas também mencionou que a empresa implementou um sistema de rodízio de equipes, com grupos entrando às 6h, às 15h e às 22h, permitindo que o trabalho seja contínuo enquanto os profissionais possam descansar após seus turnos.
Investimentos após aprendizados de 2023
Questionado sobre a preparação da empresa para eventos climáticos extremos, Puertas destacou os aprendizados após o evento de novembro de 2023. "Nós contratamos 1.200 eletricistas a mais do que tínhamos em 2023 e estamos em fase de contratação de mais 400", afirmou. Além disso, a empresa realizou um programa de poda de árvores, tendo podado 600 mil árvores no ano passado e com previsão de chegar a 700 mil este ano.
Outros investimentos incluem equipamentos de telecontrole que confinam defeitos na rede, além da introdução de motoeletricistas, que conseguem chegar mais rapidamente aos locais afetados mesmo com o trânsito caótico da cidade. "Esses investimentos são da ordem de 10,4 bilhões de reais que a gente investiu de 2025 a 2027", informou o diretor.
Para consumidores com necessidades especiais, como pessoas que dependem de aparelhos elétricos para sobreviver, a Enel mantém um cadastro de "sobrevida" que garante atendimento prioritário, inclusive com fornecimento de geradores. Já para consumidores que tiveram prejuízos com alimentos ou medicamentos perdidos, a empresa orienta que registrem um pedido de indenização nos canais de atendimento da companhia.
*CNN Brasil