Sábado, 23 de novembro de 2024
Sábado, 23 de novembro de 2024
O Ministério da Gestão divulgou nesta sexta-feira (5) os horários de abertura e fechamento dos portões, além do início e duração das provas do "Enem dos concursos". As avaliações serão aplicadas em 228 cidades do país no dia 05 de maio.
As provas serão aplicadas em dois turnos: de manhã, os portões serão abertos às 7h30, e no período da tarde, abrirão às 13h (veja mais na tabela abaixo).
Ambos são no horário de Brasília, então se atente ao fuso da sua região. Veja como vai funcionar:
Matutino (2h30 de prova):
Vespertino (3h30 de prova):
As provas para o nível médio não incluem questões dissertativas, apenas a redação no período matutino.
As avaliações são de caráter classificatório e eliminatório e contemplam a 1ª fase da primeira etapa do concurso unificado, que terá validade de 12 meses.
As demais fases são:
Além disso, para alguns cargos, haverá uma segunda etapa, de avaliação de títulos.
Ao todo, mais de 2,1 milhões de pessoas se inscreveram no "Enem dos concursos", como ficou conhecido o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU).
Os candidatos poderão concorrer às 6.640 vagas ofertadas, em 21 órgãos do governo federal. A banca responsável pelo processo seletivo é a Fundação Cesgranrio.
Na ultima quinta-feira (04), A comissão organizadora do "Enem dos concursos" ampliou para 228 o número de municípios que vão receber as provas do certame. Agora, oito novas cidades no Entorno do Distrito Federal também terão aplicação dos exames.
São elas: Águas Lindas de Goiás, Cidade Ocidental, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Santo Antônio do Descoberto, Planaltina e Valparaíso de Goiás (veja todas as cidades no mapa abaixo).
O governo também informou nesta quinta-feira (4) quantos inscritos vão fazer as provas em cada cidade (confira a tabela). Os candidatos foram distribuídos levando em consideração o CEP informado no momento da inscrição.
Já os locais de prova dentro dos municípios ainda não foram divulgados. A inclusão das novas cidades é necessária para atender a logística pelo grande número de candidatos da região, segundo o ministério.
Para assegurar a logística e segurança do "Enem dos concursos", o governo federal estabeleceu uma conecção entre os órgãos das administrações públicas federais e estaduais.
Houve a integração com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJSP), Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Força Nacional (FN) e Secretarias de Segurança Pública Estaduais.
Essas medidas visam garantir o bom funcionamento e transparência do processo seletivo em todas as etapas. Além disso, o Ministério da Gestão está monitorando diariamente todas as etapas do concurso, desde o planejamento até a divulgação dos resultados, junto com a Fundação Cesgranrio.
Esta supervisão é reforçada pela experiência do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), acumulada com aplicação do Enem, maior inspiração do Concurso Público Nacional Unificado.
O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) é o maior da história do país em número de inscrições, afirma o governo federal.
O processo seletivo superou os recordes anteriores do Banco do Brasil de 2021 e 2022, que registraram, respectivamente, 1,6 e 1,5 milhão de inscritos.
Mais de 2,65 milhões de candidatos chegaram a se inscrever. No entanto, 512.605 (19%) não fizeram o pagamento da taxa que confirma a participação no exame.
Por isso, 2,1 milhões de candidatos poderão, de fato, fazer as provas, considerando os inscritos pagantes (1.543.560) e que conseguiram a isenção da taxa (600.875).
Para efeito de comparação, o Enem "original", para estudantes ingressarem em universidades, recebeu 3,9 milhões de inscrições em sua última edição, um aumento de 13,1% em relação a 2022. Na Fuvest, foram 110 mil inscritos e, na Unesp, 67 mil.
Do total de 2.144.435 candidatos, 56% são mulheres e 44%, homens. Na divisão por renda, a maioria dos candidatos ganha entre R$ 2.825 e R$ 4.236 (cerca de três salários mínimos). Veja abaixo as 20 cidades com mais inscritos:
De acordo com o cronograma, o próximo passo é a divulgação dos cartões de confirmação (confira a programação abaixo).
O Ministério da Gestão possui um canal oficial de atendimento para dúvidas e denúncias sobre o concurso: concursonacional@gestao.gov.br. O endereço do site oficial é gov.br/gestao/concursonacional.
*G1