Sexta-Feira, 22 de novembro de 2024
Sexta-Feira, 22 de novembro de 2024
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou na sexta-feira (29) que 20 órgãos vão participar da prova unificada do governo federal para a seleção de novos servidores, o "Enem dos concursos públicos".
Ao todo, 6.590 vagas serão preenchidas nesta primeira edição, prevista para ocorrer em 2024.
Com a prova unificada, os candidatos vão poder concorrer a várias vagas (de uma mesma área de atuação) em diferentes órgãos federais, pagando uma única taxa de inscrição (entenda mais abaixo).
Entre os cargos disponíveis no concurso unificado, estão os de engenheiro, arquiteto, economista, psicólogo, entre outros. A lista de órgãos federais que aderiram ao novo modelo inclui ministérios da Educação e da Saúde, Funai, Incra e IBGE (veja a lista abaixo).
De acordo com a portaria do governo, o prazo para a publicação do edital é até 20 de dezembro. As provas devem ocorrer até março e o resultado final da etapa unificada, até maio de 2024.
Os candidatos vão pagar uma única taxa de inscrição e concorrer a várias vagas dentro de uma mesma área de atuação. Vai funcionar assim, segundo o governo:
*G1