Aguarde. Carregando informações.
MENU

Quarta-Feira, 28 de janeiro de 2026

Economia

BC vê 'incerteza' e sugere juros em 15% ao ano por fase 'bastante prolongada'

Na última semana, comitê decidiu manter a Selic em 15% ao ano pela quarta vez consecutiva

BC vê 'incerteza' e sugere juros em 15% ao ano por fase 'bastante prolongada'

Ata foi divulgada nesta terça-feira (Imagem: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil)

Banco Central divulgou nesta terça-feira (16) a ata da última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), que manteve a taxa básica de juros em 15% ao ano pela quarta vez consecutiva. Segundo o documento, o cenário “marcado por elevada incerteza” contribuiu para a decisão do comitê, pontuando que a manutenção da taxa de juros por período “bastante prolongado” é “adequada” para assegurar a inflação à meta.

“O Comitê enfatiza que seguirá vigilante, que os passos futuros da política monetária poderão ser ajustados e que, como usual, não hesitará em retomar o ciclo de ajuste caso julgue apropriado”, informou.

Na ata, foi destacado, ainda, que a estratégia atual não afeta o objetivo principal da autoridade monetária, que é a estabilidade de preços. Além disso, a decisão resulta na “suavização das flutuações do nível de atividade econômica e fomento do pleno emprego”.

 

O colegiado citou que o ambiente externo segue incerto, com destaque para a política econômica dos Estados Unidos, tensões geopolíticas, fim do government shutdown nos EUA e evolução de negociações comerciais.

 

No plano interno, a economia manteve trajetória de moderação no crescimento e o PIB teve uma acelerada moderada, mostrando redução no crescimento do consumo das famílias, “que vinha em ritmo forte em função dos ganhos reais de renda”.

*R7/Brasília