Terça-Feira, 26 de novembro de 2024
Terça-Feira, 26 de novembro de 2024
A Secretaria da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) sediou, nesta quinta-feira (22), a reunião oficial de abertura das atividades com o Centro Interamericano de Administrações Tributárias (CIAT). O evento, que ocorreu no auditório do prédio-sede da Sefaz, em Maceió, marcou o início de uma parceria estratégica voltada para o aprimoramento dos processos de negócios e sistemas da Receita Estadual.
A apresentação foi direcionada a líderes de projetos, superintendentes, gerentes e outros gestores da Receita Estadual, com a presença de consultores nacionais e internacionais. O evento foi um momento significativo de compartilhamento de experiências e alinhamento de ideias.
Durante o encontro, Decio Carretta, gerente de projetos do CIAT, ressaltou a importância da colaboração. “É uma grande honra e motivo de orgulho para nós estarmos aqui colaborando com a Sefaz. Essa união de esforços nos permitirá avançar no desenvolvimento do projeto de modernização da Secretaria da Fazenda”.
No momento da introdução, representantes do CIAT explicaram o papel da organização em diversos países e compartilharam experiências de sucesso em outros estados. O diretor de assistência técnica, tecnologia e inovação do CIAT, Raul Zambrano, detalhou o andamento do projeto.
“Nos últimos meses, nosso trabalho tem sido definir os passos iniciais para um projeto maior de modernização integral da Sefaz. Estamos focados na modernização dos processos e na construção de um novo sistema de informação que ofereça cobertura completa. Nesta fase inicial, compartilhamos ideias, estratégias e necessidades, definindo as características essenciais dessa nova solução. Nos próximos passos, vamos trabalhar juntos na construção e implementação dos novos processos e do sistema de informação, além do treinamento e capacitação das equipes, visando à plena operação e atendimento dos contribuintes do Estado”.
O CIAT é um organismo internacional fundado pela Receita Federal e presente em mais de 18 países, com uma trajetória de 57 anos. A composição é formada pelas administrações tributárias desses países. É uma entidade que integra a comunidade global de administrações tributárias, abrangendo 57 países.
*Ascom Sefaz