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Educação

Debate sobre práticas educacionais inovadoras marca segundo dia da Jornada Pedagógica 2024

Debate sobre práticas educacionais inovadoras marca segundo dia da Jornada Pedagógica 2024

(Imagem: Thony Nunes/Ascom Semed)

Esta terça-feira (5), segundo dia da Jornada Pedagógica 2024, evento organizado pela Secretaria de Educação de Maceió (Semed), foi marcada por homenagens a servidores e convidados, palestras, mesas-redondas e oficinas que abordaram práticas de ensino e aprendizagem desenvolvidas em sala de aula. A iniciativa segue até a próxima quarta-feira (6), no Hotel Ritz Lagoa da Anta, localizado no bairro Cruz das Almas.

Assuntos pedagógicos como a importância do brincar para o desenvolvimento das crianças na Educação Infantil, o uso da ludicidade e a onomatopeia como estratégias de alfabetização, as práticas sociais e digitais na formação de leitores, e o fazer pedagógico sob a perspectiva da inclusão, foram abordados durante toda a manhã.

No auditório Pontes de Miranda, no qual foi instalado um cenário regional, exposição de fotos e atividades desenvolvidas pelas crianças nas creches municipais, houve uma homenagem à professora do curso de pedagogia, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Lenira Haddad. Ela é reconhecida por marcar a trajetória educacional na Semed, como também foi uma das principais articuladoras para uma Educação Infantil que respeita os direitos das crianças.

"Quero expressar minha profunda gratidão. Fico muito feliz por essa homenagem, muito feliz! Essa parceria com a rede é essencial e não pode deixar de acontecer. Cada etapa teve equipes que participaram, com quadros excelentes de professores que lutam por uma educação infantil de qualidade", revelou Lenira, que logo após sua fala recebeu uma menção honrosa e um troféu de reconhecimento.

No mesmo local, foi realizada a palestra "Universalização da Qualidade da Educação Infantil", com a mediação de Thainy Lira, coordenadora de Educação Infantil da Semed, além da mesa-redonda "Olhar e Viver Maceió: pela construção de uma cidade educadora", tendo como participação de servidores das secretarias municipais de Maceió e Penedo e representantes da Ufal.

Anos iniciais: inclusão e alfabetização

Na Sala Djavan, o professor Erivaldo Ribeiro recebeu uma menção honrosa por seus 60 anos de docência, com a maior parte do tempo voltado para a educação pública de Maceió.

Houve também a palestra "Ensino significativo para uma aprendizagem significativa", com Olívia Costa Silveira, do Itaú Social, sob a mediação da coordenadora de Ensino Fundamental da Semed, Ana Paula Almeida. Logo depois, foi realizada uma mesa-redonda com a participação de jovens cientistas coordenadores de projetos sociais em comunidades.

A professora da Ufal, Juliana Theodoro, também foi uma das palestrantes do evento, ao mencionar ao público a experiência de estimular jovens mulheres a serem protagonistas de projetos científicos, na área de robótica, por exemplo.

"Foi uma experiência nova. Falar para uma grande quantidade de professores foi importante e significativo para mim, porque precisamos dos professores para disseminar esse tipo de conversa. Estavam aqui tanto homens como mulheres, e isso significa que a nossa sociedade está pronta para mudar e mudar também o sistema patriarcal que é tão danoso", destacou a palestrante.

Nas salas Hermeto Pascoal e Linda Mascarenhas, a alfabetização até o 2º ano do Ensino Fundamental e a Educação Inclusiva foram assuntos discutidos por professores, coordenadores pedagógicos, diretores e profissionais de educação. As homenageadas foram as professoras Dolores Fortes, Emília Ferreiro e Magda Soares (In Memorian).

Mediada por Ana Márcia Ferreira, a palestra "Alfabetizar letrando: princípios e bases pedagógicas" encantou o público. Sandra Puliezi (PUC-SP e Instituto Ler+) foi quem comandou a atividade e apresentou experiências exitosas com alunos em alfabetização utilizando onomatopeias e a sonoridade das palavras. Foram mostrados vídeos das crianças aprendendo a ler e interpretando palavras através da captação de sons.

A psicopedagoga e professora da creche municipal Nossa Senhora da Guia, Lara Moura, contou que acompanhar a palestra "Escola de Todos: transformando olhares", de Maria Dolores (Ufal), foi algo recompensador.

"Maria Dolores contou um pouco da vida dela, dos obstáculos, com várias transformações na vida e ela não desistiu, foi uma pessoa otimista e não desistiu. E essa emoção foi passada para a gente. Além disso, fez com que a gente exercitasse um olhar diferenciado para as crianças. Este Jornada está sendo excelente, os temas abordados estão sendo satisfatórios. O que não conhecíamos, estamos tendo oportunidade de conhecer", disse a professora.

Educação Integrada, Ejai e Direitos Humanos

Outras temáticas como "Formação Continuada e sua relação com a prática docente", "Direitos Humanos: proteção integral da criança e do adolescente", "Educação Integral e suas múltiplas dimensões humanas" e a relação entre a Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai) e a cultura, foram também citadas na ocasião.

Com o tema geral "Garantir o Direito de Aprender: Compromisso de Todos!", a Jornada Pedagógica 2024 é uma realização da Prefeitura de Maceió, por meio da Semed e apoio da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes).

*Secom Maceió