Aguarde. Carregando informações.
MENU

Segunda-Feira, 31 de março de 2025

Educação

Estudantes de escola municipal de Maceió homenageiam grupo de baianas do Pontal da Barra

Alunos da Escola Municipal Silvestre Péricles participam da 4ª edição do Tecendo Redes e Saberes

Estudantes de escola municipal de Maceió homenageiam grupo de baianas do Pontal da Barra

(Imagem: Joyce Juliana/ Ascom Semed)

Estudantes da Escola Municipal Silvestre Péricles, no Pontal da Barra, vivenciaram nesta quarta-feira (19), um dia de aula diferente. Com muita música, cultura e cores, a 4ª edição do Tecendo Redes e Saberes homenageou as baianas do Pontal da Barra. A iniciativa também visa promover a valorização do patrimônio cultural do bordado filé, que é uma tradição no bairro.

Voltada para o Ensino Fundamental e a Educação de Jovens, Adultos e Idosos, o projeto também capacita os estudantes nas técnicas do bordado filé, incentiva habilidades empreendedoras e valoriza a cultura para fortalecer a economia local.

Na ocasião, os estudantes expuseram nos muros da escola os trabalhos desenvolvidos sobre as baianas, bem como se apresentaram com recitação de poemas e danças. Por fim, foi entregue às baianas do bairro certificados de homenagens.

Para o professor e idealizador do projeto, Dilson Costa, a iniciativa mantém viva a memória dos folguedos dentro das escolas da rede pública municipal de ensino. “O projeto quer conectar a comunidade, a escola, e a cultura local. A gente quer ter momentos especiais, de fazer conexões e de criar um memorial cultural aqui na escola. Então, hoje a gente está comemorando e celebrando a vidas das baianas, para que a gente possa conhecer mais a vida desses mestres e desses folguedos”, pontuou.

Rendeira e mestra das baianas do Pontal, Dona Lucy, como é conhecida na comunidade, disse que a experiência com os alunos é muito importante para manter o folguedo vivo. “Ser baiana do Pontal é ser feliz. Ficamos cantando para ser alegres. Aqui do jeito que eu sou, a mestra das baianas, a professora Cristina é a mestra dessa escola linda”, afirmou.

A diretora da Silvestre Péricles, Cristina Albuquerque, destacou a importância do projeto para toda a comunidade escolar, em especial os estudantes. “Fazemos de tudo para que nossos alunos conheçam a cultura local e valorizem. E, através disso, os professores trabalham as produções textuais, além da cultura”, explicou

O projeto

O Tecendo Redes já existe desde 2018 e teve início com a Educação de Jovens Adultos e Idosos (Ejai) da rede pública municipal de ensino. A princípio, sendo chamado de Pontal Empreende e com o passar do tempo passou a ser designado de Tecendo Redes e Saberes, Conectando Escola e Comunidade.

A iniciativa conta com a parceria da Associação dos Artesãos do Pontal da Barra, que fornece o material e oficineiros para a realização da Oficina de Rede na Escola.

*Redação com Assessoria

Close