Aguarde. Carregando informações.
Educação

Jornada Pedagógica 2024 reúne profissionais da Educação de Maceió

Jornada Pedagógica 2024 reúne profissionais da Educação de Maceió

(Imagem: Mariel Matias/Ascom Semed)

Professores, diretores, coordenadores pedagógicos e outros profissionais da Educação participaram, na noite dessa segunda-feira (4), no Hotel Ritz Lagoa da Anta, da abertura da Jornada Pedagógica 2024, realizada pela Secretaria de Educação de Maceió (Semed), em parceria com a Fundepes e demais apoiadores.

Com tema “Garantir o direito de aprender: compromisso de todos”, a jornada prossegue nesta terça e amanhã (6), com uma série de palestras, dinâmicas, apresentações culturais e formações, tendo como foco principal o desenvolvimento e aprendizado dos estudantes da rede municipal de ensino, com inclusão, equidade e qualidade.

Na abertura do evento, a secretária de Educação de Maceió, Jó Pereira, agradeceu os organizadores e apoiadores da Jornada e falou sobre os desafios históricos e os novos desafios a serem vencidos na pasta. “O prefeito JHC e todos nós da sua equipe nos desdobramos para fazer acontecer transformações no agora e, simultaneamente, planejando formas futuras para superar desafios históricos que precisam ser vencidos, pois a capital que está nos meus sonhos, no de vocês, do prefeito e de toda sua equipe é uma cidade inclusiva, repleta de oportunidades, moderna, tecnológica e, principalmente, uma Maceió de todos nós”.

Lembrando que “transformar pela educação” é o maior e principal desafio, Jó afirmou que é importante ter em mente que atividade-fim da área é o educar, e voltou a destacar o apoio da Prefeitura de Maceió para solucionar, com planejamento e ação, as dificuldades históricas, a exemplo da infraestrutura das escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).

“Temos os mesmos propósitos e garanto que essa transformação que tanto queremos está sendo feita, passo a passo, com a ajuda do prefeito JHC, que apoia fortemente a educação. Em três anos de gestão, o município dobrou o número de vagas ofertadas na Educação Infantil, de 5 mil em 2021 para 11 mil hoje e, a meta é abrirmos mais 10 mil novas vagas, 100% em tempo integral, fechando 2024 com mais de 20 mil crianças matriculadas”, exemplificou Jó, pontuando ainda o aumento expressivo no número de estudantes com acesso ao ensino em Tempo Integral, que passou e 0 para cerca de 2.300 em três anos.

A secretária citou também várias outras ações realizadas pela pasta entre 2023 e os dois primeiros meses de 2024, como a campanha Se Liga no Ideb; o Pré-Enem e o Pré-Ifal Educar é Massa; o PSS para contratação de profissionais para suprir as carências da rede; as formaturas unificadas dos 9º anos; reativação dos grêmios estudantis; e ações de estímulo à cultura, como a participação de alunos e professores da rede na exposição imersiva Van Gogh; entre outros.

Conjunção de esforços

Ao falar sobre o evento, Jó Pereira destacou que a jornada é uma oportunidade de diálogo, inovação, intercâmbio e valorização dos saberes da sala de aula e do cotidiano escolar, e momento para reafirmar a importância da educação como ferramenta da construção do conhecimento, desenvolvimento humano e principalmente único instrumento de transformação social.

Ela também frisou a importância do conceito de “rede” na educação ao concluir sua fala: "Se nós funcionarmos enquanto rede, somos invencíveis. Nosso propósito, desde maio de 2023, é sempre fortalecer a rede, junto com os nossos parceiros, com o mesmo desejo: inovar, transformar e fortalecer a educação pública. Somente a conjunção de esforços entre a rede, nosso conselhos, nosso parceiros e nossa comunidade escolar, que é a grande rede de proteção de nossos estudantes, vamos conseguir avançar. Que a Jornada seja rica em conhecimento e esse conhecimento reflita na melhoria da aprendizagem de nossos alunos”.

”Uma professora melhor”

Uma das participantes da Jornada, a professora da Educação Infantil Cristiane Guedes, do CMEI João XVIII, destacou a importância do encontro para melhoria da prática pedagógica em sala de aula.

“Com certeza, as formações, as temáticas são excelentes, com pessoas capacitadas, que vão fazer com que a minha prática cada vez fique melhor. Cada ano que participo da jornada pedagógica, inicio o ano letivo me sentindo uma professora mais qualificada, com mais competências para o que eu quero fazer com as minhas crianças. Essa jornada pedagógica, como todas as outras, tem sido edificante e certamente fará com que eu seja uma professora melhor”.

Abertura

A abertura contou com a apresentação da Orquestra Filarmônica de Alagoas e da Banda de Pífano “Fulô da Chica Boa”; com a exibição de um vídeo de boas-vindas do prefeito JHC aos participantes; homenagens aos professores Zezito e Rosário de Fátima; e Aula Magna sobre “O grande poder transformador da educação inclusiva e de qualidade no desenvolvimento integral das crianças, estudantes e comunidade”, ministrada pela presidente da Undime Nordeste, Josevanda Franco.

“Tenho o privilégio, junto à Ufal, de ver o grau de dedicação que temos durante toda a cadeia de formação dos nossos cursos de pedagogia e licenciatura, e é uma felicidade poder contar com a parceria da Semed, não só enquanto campo de prática, mas no dia a dia do funcionamento da educação. Aproveitem esse período com muita energia, tragam as experiências, enriqueçam aqui, e eu tenho certeza que a Ufal vai estar aqui com vocês somando nesse desafio para que sejamos todos multiplicadores de uma nova educação transformadora e que faça diferença para o nosso estado”, afirmou o reitor da Ufal, Josealdo Tonholo.

*Secom Maceió