Domingo, 24 de novembro de 2024
Domingo, 24 de novembro de 2024
A Secretaria de Educação de Maceió (Semed) promoveu, nesta quinta-feira (10), mais uma edição da feira agroecológica no pátio externo da sede, no bairro Cambona. A ação ocorreu com a participação de agricultores familiares de cooperativas alagoanas e a presença de servidores da pasta.
Uma estrutura foi montada no local com diversas frutas, legumes e verduras in natura e que foram retirados diretamente da terra, como banana, batata doce, inhame, laranja, mamão, entre outros. Além destes produtos, também estiveram à mostra o mungunzá, bolos e canjica, deixando tudo ainda mais colorido.
Segundo a coordenadora de Nutrição e Segurança Alimentar da Semed, Ana Denise Gouvêa, o objetivo da feira é estimular a consciência dos funcionários da secretaria sobre uma alimentação mais saudável e o consumo de produtos da agricultura familiar.
"Essa ação tem a grande finalidade de incentivar o consumo de verduras, tubérculos, alimentos que venham do campo e sem ultraprocessados, que já fazem parte do cardápio da alimentação escolar da rede pública de ensino de Maceió. Aproveitamos também para promover a educação alimentar e nutricional para a prevenção das doenças crônicas não transmissíveis", explicou a coordenadora, acrescentando que a feira será realizada mensalmente.
"Foi a primeira vez que visitei a feira e estou achando maravilhosa. Os preços são muito acessíveis e os produtos com muita qualidade. Levei mamão, banana, cebola, pimentão, bolo-pudim, bolo de laranja e também batata. Legal a iniciativa porque geralmente a gente não consegue ir a uma feira devido à correria", disse a servidora do setor administrativo, Inês Thaise.
Já Maria do Carmo, que trabalha nos serviços gerais, comemorou o fácil acesso aos produtos naturais e a oportunidade de fazer a feira de sua casa. "A feira foi ótima, tudo barato. Qualidade muito boa. É bom sempre essa feira vir para cá, porque é um produto que não tem veneno, que a gente sabe de onde vem, digo isso porque eu vim da roça, então conheço. Para mim, foi uma maravilha", afirmou.
Para o contador da Cooperativa dos Agricultores de Laranja de Santana do Mundaú (Coplau), Joselito Filho, a feira é uma oportunidade dos servidores conhecerem o trabalho fornecido para a rede pública municipal de ensino. "Trouxemos produtos que a gente fornece para a merenda escolar. É uma oportunidade para os servidores terem acesso a alimentos saudáveis e da agricultura familiar, como também é mais uma porta de saída para comercializar a nossa produção", enfatizou.
Educação alimentar
Na ocasião, houve também uma exposição do trabalho que foi feito com os estudantes da Educação de Jovens, Adultos e Idosos da Escola Municipal Orlando Araújo, localizada na Ponta Verde. A atividade teve o objetivo de orientar os alunos sobre a procedência de alimentos ultraprocessados, suas características e impactos no consumo cotidiano e ainda abordar a importância da agricultura familiar na merenda escolar.
"Foi muito importante mostrar pra eles os problemas desses alimentos ultraprocessados, a quantidade de sal, açúcar, sódio. Mostramos um filme sobre o tema e instigamos o debate numa roda de conversa para eles observarem o que tinha nos alimentos", explicou a técnica de Nutrição da Semed, Doriane Lacerda.
Feira agroecológica contou com a participação de agricultores familiares de cooperativas alagoanas. Fotos: Janaína Farias/Ascom Semed
*Secom Maceió