Aguarde. Carregando informações.
MENU

Quinta-Feira, 28 de novembro de 2024

Educação

Unidade escolar da rede municipal abre Semana da Criança com Mostra de Artes

Unidade escolar da rede municipal abre Semana da Criança com Mostra de Artes

(Imagem: Mariel Matias/Ascom Semed)

A creche Sônia Cavalcanti, localizado no bairro Cambona, realizou nesta segunda-feira (9), a I Mostra de Artes da unidade de ensino municipal. A ação incentivou os alunos a fazerem suas obras, enquanto tinham contato com produções regionais.

As crianças passaram dois meses aprendendo sobre as produções de artistas alagoanos, como Lu Azul, Zezinho do Arapiraca e Lula Nogueira. A partir do conhecimento que adquiriram, elas produziram releituras das pinturas para produzirem suas próprias obras, que foram apresentadas na mostra.

Além de aprenderem sobre a arte de Alagoas em sala de aula, a turma do Maternal II, que trabalhou com o artista Zezinho de Arapiraca, visitou a obra do mestre, “Sereia”, que fica na praia de Pajuçara. A escultura representa uma figura que habita o imaginário alagoano e as crianças viram de perto a importante manifestação artística.

A coordenadora pedagógica da creche, Tatiana Angélica, explicou que a unidade escolar incentiva o contato dos alunos com a cultura popular e busca, também, valorizar as referências culturais que eles trazem de suas famílias.

“Os eixos curriculares da Educação Infantil são a interação e a brincadeira. Nesses momentos de brincar de fazer arte que eles estão se encontrando, buscando suas próprias afinidades. Queremos trabalhar o sentimento de pertencimento ao grupo social, resgatando isso na própria comunidade”, reforçou.

Segundo o professor do 2° período Leandro Correia, os estudantes se interessaram bastante sobre os artistas e quiseram conhecer mais sobre as obras que estão pela cidade. “Foi muito interessante pesquisar a história dos artistas da terra, pensando e analisando suas obras com as crianças. Percebemos que a experiência contribuiu com a bagagem sociocultural deles, pois passaram a pensar mais sobre as obras e o que está por trás delas”, detalhou.

O aluno do 2° período Wellington Gonçalves, 6 anos, contou que aprendeu bastante sobre várias obras e aproveitou a experiência. “Foi muito legal participar do projeto de artes. Eu gostei muito de desenhar as pinturas do Lula Nogueira, principalmente a do Caju. Eu amo pintar”, disse.

*Redação com Secom Maceió