A jornalista e apresentadora da TV Globo Michelle Loreto, de 43 anos, descobriu que a vida também pode ser bonita se não for planejada. A pernambucana nunca planejou engravidar. Mas foi pega de surpresa depois de começar a se relacionar com o jornalista Alexandre Mattoso, de 48, diretor do programa Encontro. O casal agora está à espera da primeira filha, Aurora, prevista para nascer em outubro.
"Eu sempre tive controle dos meus passos, aprendi a fazer tudo sozinha desde que saí da casa dos meus pais em Recife e vim para São Paulo sozinha a trabalho. Isso não era um problema. Mas estou descobrindo que a mágica da vida está aí: no inesperado, naquilo que a gente não imaginou. Dá para ser segura e independente e ao mesmo tempo deixar a vida surpreender. Mudar também faz parte da nossa maturidade", avalia.
Apesar de estar irradiando beleza, tranquilidade e segurança na gravidez, Michelle conta que o começo da gestação não foi nada fácil. "Tive muito enjoo, cansaço, sono. Não me reconhecia no meu corpo. E a cabeça estava confusa. Mas aconteceu exatamente como falam: chegou a décima segunda semana e tudo passou. Agora, estou gostando de exibir a barriga", reconhece.
Mas Michelle admite se assustar, às vezes, com o tamanho da barriga. "Mas esse segundo trimestre está sendo uma fase muito boa. E aquilo da pele ficar melhor, estou sentindo também. E meu cabelo encheu mais, já que sempre tive pouco cabelo e fininho", celebra.
Michelle Loreto — Foto: Reprodução/Instagram
Doce espera
Namorando Alexandre desde o fim do ano passado, Michelle lembra que, inicialmente, o companheiro também se assustou com a gravidez. "Também foi um susto para ele no primeiro momento. Mas ele começou a curtir muito antes de mim. Ele já tem dois filhos, meninos, e a chegada de uma menina está sendo uma alegria muito grande para o Alexandre. Ele todo dia fala com a Aurora e não vê a hora de ter a filha nos braços", derrete-se.
Apaixonada, a jornalista é só elogios ao namorado. "O que me encanta no Alexandre é o olhar atento que ele tem para mim. E isso veio antes da gravidez. Ele é muito parceiro, atencioso. Temos uma troca muito bacana como casal", afirma.
"Mas como ser humano o que mais me encanta nele é a tranquilidade e a educação para resolver tudo na vida. Ele sabe ser suave e divertido. E, como parceiro na gravidez, ele tem sido incrível. Entende os meus momentos mais difíceis, conversamos sobre isso e ele participa de tudo: todas as consultas, ultrassonografias, enxoval. A Aurora vai ter o pai mais incrível desse mundo, não tenho dúvidas", diz.
Michelle Loreto e Alexandre Mattoso — Foto: @fattiarantesph
Gravidez natural
Michelle conta que engravidou naturalmente aos 43 anos. Tranquila, ela diz lidar muito bem com os achismos das pessoas nas redes, desde os que falam sobre sua saúde até a saúde do bebê por se tratar de uma gravidez tardia.
"Eu sou aquariana, não ligo muito pro que as pessoas falam. Até porque muita gente fala sem ter o mínimo conhecimento. Então, nessas horas, eu dou risada e nem ligo. O que importa é como eu estou, como está a bebê e o que minha médica diz. A vida não tem regra", opina.
"Óbvio que há alguns pontos que uma mulher na minha idade tem que redobrar a atenção durante a gravidez. Ok. Mas o restante é igual para todo mundo. Se a gente for focar só no problema, fica difícil. Acho que as pessoas que muito opinam de uma forma negativa, muitas vezes, só querem gerar maldade. E o que elas falam não têm espaço na minha vida", argumenta.
Michelle Loreto — Foto: Reprodução/Instagram
Michelle Loreto — Foto: Reprodução/Instagram
Cuidados
Michelle recorda que, no início da gestação, não conseguia fazer nada, muito menos se exercitar. "Era tanto cansaço! Eu só queria dormir. Agora estou fazendo muito alongamento e musculação e quero voltar ao pilates que eu amo e faz muito bem nessa fase", planeja.
Em relação à alimentação, a jornalista afirma comer o que está com vontade. "Em alguns dias, falo: 'quero feijão', 'quero salada de frutas'. E tenho sentido mais vontade de comer coisas saudáveis. Também voltei -- raramente -- a comer carne vermelha. Só quando sinto necessidade mesmo. Não comia carne vermelha há quase 10 anos", afirma.
Michelle fica feliz com o carinho que tem recebido desde que anunciou a gravidez. "Nunca imaginei essa onda de amor. As pessoas têm sido muito legais, carinhosas. É bom ver tanta gente torcendo, né? Só tenho que agradecer muito, está me fazendo muito bem", agradece.
A jornalista admite que ainda não faz ideia do tipo de mãe que pretende ser para a Aurora. "Mas vou ser a mãe possível, dentro dos meus defeitos e das minhas qualidades. Vou educá-la para que seja livre, independente, forte, justa e humana. É nisso que vou focar. O restante é o que ela escolher. Meus pais são muito meus amigos e parceiros e se eu conseguir ser para ela o que eles são para mim vai ser lindo", torce.
Michelle Loreto — Foto: Fatti Arantes/Divulgação
Encorajamento
Embora nunca tenha planejado ser mãe, Michelle acredita que a escolha -- ou não -- pela maternidade é muito subjetiva e deve sempre ser respeitada. "O meu recado é para quem quer ser mãe, seja em qual idade for, e também é para quem não quer ser: vá em busca do que te faz feliz, não condicione a sua felicidade, as suas vontades ao querer ou ao julgamento de ninguém. Pare. Reflita. E veja o que você quer. É isso que importa", pondera.
"Porque quando as dificuldades vêm, por mais que a gente tenha apoio, quem sente o peso e a dor somos só nós. A dor é solitária. Você não tem que fazer tudo o que todo mundo faz, no mesmo tempo e do mesmo jeito", opina.
Para a jornalista, a gravidez tardia será cada vez mais comum no futuro. "A gente, hoje, corre primeiro atrás da nossa independência, sabemos a importância disso; nos cuidamos mais, então uma mulher de 40 anos hoje pode ter uma saúde impecável; e tem a medicina que ajuda a, quem quer, realizar a maternidade mais tarde. A expectativa do ser humano é maior e sonhos e desejos não têm prazo de validade. Acho que ao ver mulheres como a Claudia Raia, a Viviane Araujo ou eu, tendo filhos mais tarde, outras mulheres tomam mais coragem para enfrentar o preconceito que ainda existe. Que cada um seja livre para fazer as suas escolhas", defende.
Michelle Loreto e Alexandre Mattoso — Foto: Fatti Arantes/Divulgação
A mais esperada
Michelle conta que sua família está em estado de graça com sua gestação. "A Aurora vai ser a primeira neta e a primeira sobrinha. Então, deu para imaginar, né? Os meus pais estão que não se aguentam. E minhas tias, tios, avó, primos e primas estão muito felizes. Ainda mais porque eu sempre disse que não iria engravidar. Então eles estão eufóricos. E a Marina, minha irmã mais nova, que tem sete anos, está numa ansiedade e numa animação! Quero que ela e Aurora cresçam juntas. A Marina é incrível e será uma tia/amiga maravilhosa", afirma.
A jornalista adianta que a data prevista do parto é 21 de outubro. "Vou tentar [parto] normal. Mas sem pressão. Vai ser o que der. Quero muito normal. Mas caso não dê, tudo bem", diz ela, lembrando que foi tomada pelo medo no dia em que soube que estava à espera de um bebê.
"Eu fiz um teste por total desencargo de consciência porque tinha certeza que ia menstruar no outro dia. A menstruação não estava atrasada. Mas eu reparei que meu peito estava gigante e foi isso que chamou a minha atenção. Já estava jogando o exame fora, achando que era negativo, quando reparei que era positivo. Sentei. Chorei. E mandei mensagem para minha mãe que na hora perguntou: 'o que foi? Está com Covid?' (risos). Levei 15 minutos para sair do banheiro da academia, que era onde eu estava", recorda.
Michelle Loreto compartilha ultrassom — Foto: Reprodução/Instagram