Aguarde. Carregando informações.
MENU

Terça-Feira, 26 de novembro de 2024

Esportes

Botafogo sufoca o Corinthians com intensidade, tem brilhos individuais e se isola na liderança

Botafogo sufoca o Corinthians com intensidade, tem brilhos individuais e se isola na liderança

(Imagem: GE)

A pausa da Data Fifa fez bem ao líder do Campeonato Brasileiro. O Botafogo bateu o Corinthians por 2 a 1, com gols de Luiz Henrique e Thiago Almada, em atuação pautada de intensidade, que sufocou os paulistas no primeiro tempo. Mesmo com dois pênaltis anotados, um deles defendido por John, o time foi resiliente às investidas do adversário na etapa complementar e garantiu os três pontos que o isolaram na liderança.

O time foi comandando pelo auxiliar técnico Franclim Carvalho, já que Artur Jorge cumpriu suspensão pelo terceiro cartão amarelo. No entanto, o treinador português foi quem definiu os 11 iniciais e optou por promover a estreia de Vitinho entre os titulares.

Formação inicial do Botafogo: John; Vitinho, Bastos, Barboza e Marçal; Danilo Barbosa e Marlon Freitas; Luiz Henrique, Savarino e Thiago Almada; Igor Jesus.
 
Botafogo, Corinthians — Foto: Vítor Silva

Botafogo, Corinthians — Foto: Vítor Silva

Primeiro tempo de muita intensidade e brilho de John

 

O jogo iniciou com quatro minutos de atraso em função de um desentendimento sobre a cor dos uniformes, que eram parecidas. Quando a bola rolou, a superioridade foi alvinegra, que mostrou que a parada da Data Fifa e duas semanas sem jogar foram determinantes para que o time se ajustasse fisicamente e imprimisse ainda mais intensidade.

A troca de passes rápida e inteligente, passando principalmente pelos pés de Marlon Freitas, dificultou a marcação do meio-campo do Corinthians, que, inevitavelmente, deixou o líder do Brasileirão jogar.

Hugo Souza foi o único responsável para que o Alvinegro não abrisse o placar logo no cedo. O goleiro fez, pelo menos, quatro boas defesas em chutes de Savarino, Danilo Barbosa, Thiago Almada e Luiz Henrique.

Hugo Souza em Botafogo x Corinthians — Foto: Thiago Ribeiro/AGIF

Hugo Souza em Botafogo x Corinthians — Foto: Thiago Ribeiro/AGIF

Mas a vantagem no placar era um questão de tempo porque o Botafogo foi superior na maior parte do primeiro tempo, com 59% de posse de bola efetivas e com jogadas em transições rápidas.

E não deu outra. Com bola da defesa ao ataque, passando por seis jogadores, o Alvinegro chegou ao primeiro gol. Depois de trocar passes na defesa, Thiago Almada recebeu na intermediária ofensiva, driblou lindamente a marcação, deu para Savarino, que cruzou para Luiz Henrique empurrar para as redes.

Três minutos depois, a euforia no estádio deu lugar ao silêncio pelo lamento do pênalti feito por Marçal em Matheuzinho. O alto e baixo anímico nas arquibancadas deu o ar novamente porque o goleiro John pegou a cobrança feita por Romero, marcando um feito inédito: o primeiro pênalti defendido por ele como profissional.

Queda no rendimento ofensivo, empate e brilho de Almada

 

O primeiro tempo desanimador do time paulista fez com que Ramón Díaz mudasse a estratégia. O treinador tirou um zagueiro e um atacante, investindo em um volante (Breno Bidon) e um atacante (Héctor Hernández), na tentativa de mudar a postura e buscar o empate.

E, assim, conseguiu prender a bola na frente, assumiu a posse no início do segundo tempo e obrigou o Botafogo a recuar todas as linhas - até Igor Jesus se posicionou no campo defensivo.

Aos 11 minutos, um lance infantil de Barboza, que empurrou Raniele dentro da área, gerou o pênalti e gol de empate do Corinthians. A irregularidade foi marcada após a revisão no VAR, e Garro converteu.

Diferente do primeiro tempo, a etapa complementar foi equilibrada, mas deu uma demonstração de que o time pouco - ou nada - sente as adversidades. O 1 a 1, e baque de dois pênaltis, não tiraram o ímpeto do time comandando pelo português Franclim.

Quando tinha a bola, trocava passes de forma rápida, alargando o campo, e com um único objetivo: chegar à finalização. E foi assim que, aos 21, Thiago Almada recebeu na entrada da área, limpou praticamente três jogadores com dribles e finalizou. A bola ainda desviou no caminho em Martínez, mas venceu uma das estrelas da noite, Hugo Souza.

O jogo ainda teve mudanças, mas sem mudar a formação tática do time. Nas trocas, destaque para Alex Telles que fez sua estreia com a camisa 13 alvinegra.

Na volta da Data Fifa, o Botafogo mostrou que precisava do descanso e de tempo para lapidar a estratégia agressiva e que pouco dá chances aos adversários. Mesmo com a queda no segundo tempo, o time foi superior no jogo, venceu e se isolou na liderança do Campeonato Brasileiro, agora, com 53 pontos. O próximo desafio será garantir vantagem contra o São Paulo, na próxima quarta-feira, pelas quartas da Conmebol Libertadores.

*GE