Aguarde. Carregando informações.
MENU

Terça-Feira, 26 de novembro de 2024

Esportes

Flamengo x Vasco: Tite e Coutinho farão duelo inédito após parceria

Flamengo x Vasco: Tite e Coutinho farão duelo inédito após parceria

(Imagem: GE)

Flamengo e Vasco fazem o clássico carioca da 26ª rodada do Brasileirão neste domingo, às 18h30 (de Brasília), no Maracanã. O técnico Tite, do Flamengo, e Philippe Coutinho, do Vasco, terão duelo inédito anos depois de viverem longa parceria de sucesso, mas também de frustração na Seleção.

Coutinho Tite em entrevista na seleção brasileira em Melbourne, em amistosos  — Foto: Pedro Martins/MoWA Press

Coutinho Tite em entrevista na seleção brasileira em Melbourne, em amistosos — Foto: Pedro Martins/MoWA Press

Foi com Tite que Coutinho viveu a melhor fase da carreira na Seleção - na Copa de 2018, foi destaque do Brasil com dois gols e duas assistências em cinco partidas. Ainda foi um dos pilares da conquista da Copa América de 2019, quando Neymar se lesionou - foi o único título de Tite na seleção brasileira.

– Não é a toa que ele é chamado de Mago – dizia Tite, em 2016, quando começava a dar as primeiras chances ao jogador, então estrela do Liverpool.
 
Tite abraça Philippe Coutinho em partida do Brasil contra a Colômbia nas Eliminatórias para a Copa de 2018 — Foto: Lucas Figueiredo / CBF

Tite abraça Philippe Coutinho em partida do Brasil contra a Colômbia nas Eliminatórias para a Copa de 2018 — Foto: Lucas Figueiredo / CBF

Dos 68 jogos com a amarelinha, 51 deles foram com o atual treinador do Flamengo, um fã do futebol do meia de 32 anos Vasco. Na era Tite, Coutinho fez 17 gols - terceiro artilheiro da Seleção, atrás de Neymar e Gabriel Jesus - e deu seis assistências.

Um dos jogos foi marcante na relação da dupla. Coutinho fez linda jogada e abriu o placar dos 3 a 0 inapeláveis da Seleção contra a Argentina, no Mineirão, em novembro de 2016 - quando impressionou e ganhou de vez Tite.

Volta após um mês parado

 

Coutinho está à disposição do técnico Rafael Paiva e é a novidade mais aguardada na lista de relacionados horas antes do clássico. Ele ficou um mês fora para recondicionamento físico após sofrer lesão - nesse período, também perdeu treinos por causa da Covid-19. Sua última aparição foi no empate com o Bragantino, no dia 3 de agosto, quando entrou no segundo tempo.

Desde que retornou ao Vasco, Coutinho atuou em apenas quatro partidas, duas delas como titular - somando 94 minutos em campo. Num treino, o jogador sofreu lesão muscular na coxa esquerda.

As lesões são o grande obstáculo de Coutinho desde a passagem frustrada pelo Barcelona em 2018 - na ocasião, a venda mais cara do futebol inglês e a maior aquisição do clube espanhol. Na Espanha, Coutinho passou por cirurgias, ficou longos meses sem atuar, mas nunca perdeu a confiança de Tite.

Lesão na véspera da convocação em 2022

 

O treinador encarou críticas por convocar o atual jogador do Vasco - no período de recuperação de lesão, Coutinho recebeu visitas do preparador físico de Tite, Fabio Mahseradjian e do médico da Seleção Rodrigo Lasmar. Tite chegou a dizer que Coutinho precisava "ter carinho, de conversar, de ser mimado" para render mais.

Pesava a favor de Coutinho a boa impressão deixada nas Copas disputadas e a concorrência que tinha obstáculos para se firmar. Caso do então jovem como Lucas Paquetá - chamado pela primeira vez aos 20 anos, ainda no Flamengo - e Everton Ribeiro, de primeira oportunidade como titular na Seleção aos 31 anos, com Tite.

A boa largada no Aston Villa animou Tite no ano da Copa - nos primeiros oito jogos, no início de 2022, foram quatro gols e três assistências. Terminou a temporada com cinco gols e três assistências em 19 partidas depois de empréstimo e da reserva num forte time do Bayern Munique, campeão da Liga dos Campeões em 2020.

Nem mesmo o declínio físico e técnico na aproximação da Copa pareciam ser suficientes para tirá-lo. Mas Coutinho teve mais uma lesão muscular na véspera da convocação de Tite, no dia 6 de novembro, um dia antes da divulgação da lista para o Catar. Aos 32 anos e longe da melhor forma que encantou Tite, o jogador ainda sonha com a Seleção.

*ge