O Brasileiro da Série A versão 2026 começa nesta quarta-feira e, até agora, Alagoas vai ser representada no campeonato por oito jogadores.
O nono atleta, porém, deve pintar no ataque do Vitória. Marinho, de 35 anos, deixou o Fortaleza após o rebaixamento para a Série B no ano passado e está perto de acertar o retorno ao time baiano.
O atacante, inclusive, assistiu ao clássico contra o Bahia no último domingo nas arquibancadas do Barradão, em Salvador, e avançou na negociação com a diretoria rubro-negra.
O décimo nome alagoano deve ser o do atacante Kaio César, que começou no Agrimaq, se profissionalizou no Coritiba e está perto de trocar o Al-Hilal pelo Corinthians. Faltam apenas os exames médicos para o negócio ser fechado.
Ele tem 21 anos e disputou até a Copa do Mundo de Clubes em 2025, entrando durante a partida que marcou a eliminação do Manchester City.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2026/0/H/pHyjJQS6mHcaNc6iVcFA/55055590286-029e0bfdea-k.jpg)
Reinaldo, lateral do Mirassol, se destacou em 2025 — Foto: Pedro Zacchi/Ag.Paulistão/Sua Foto no Jogo
Mirassol
O alagoano de destaque em 2025 não mudou de time. Melhor lateral-esquerdo do Brasileirão, Reinaldo, de 36 anos, tem contrato com o Mirassol e continua na equipe para a nova temporada. É a referência do elenco para o nacional e a Libertadores.
O Mirassol também conta no time titular com o meio-campista alagoano Neto Moura, de 29 anos. Ele nasceu em Atalaia e está na quinta temporada pelo time paulista.
Ex-CRB e CSA
O Mirassol, inclusive, é o time que conta com mais ex-jogadores de times alagoanos nesta edição da Série A. Eles não são de Alagoas, mas marcaram seus nomes por CRB e CSA: o lateral-esquerdo Igor Cariús, ex-CRB, o lateral-direito Daniel Borges, ex-CRB, o volante Yuri Lara, ex-CSA, o goleiro Thomazella, ex-CSA, e o atacante Chico Kim, ex-CRB.
Titulares de Santos e Bahia
O Santos conta na equipe principal com o zagueiro alagoano Zé Ivaldo, que tem 28 anos e está na segunda temporada na Vila Belmiro.
Quem comanda o ataque do Bahia é o alagoano Willian José, que tem 34 anos e está na segunda temporada no Tricolor. Ele marcou 21 gols até agora pela equipe e virou titular.
Olho neles
Dois jovens de Alagoas buscam seu espaço no Botafogo e no São Paulo. O zagueiro Riquelme, de Luziápolis, chamou atenção na base do Sport Recife e, aos 19 anos, foi vendido ao Botafogo em dezembro por R$ 7,8 milhões. Ele tem 1,90 m, é destro e ainda não jogou pelo time carioca.
Em julho do ano passado, o defensor foi eleito o melhor jogador do Sport na conquista de uma competição de base na Espanha. Era, inclusive, o capitão da equipe.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/u/6/TMFkuHSgaZH4pLAs4soA/54940206265-c3e68ed716-o.jpg)
Paulinho em treinamento com o time profissional — Foto: Erico Leonan / São Paulo FC
O atacante Paulinho nasceu em Piranhas-AL, tem 20 anos e está no São Paulo. Ele jogou apenas uma partida pelo Tricolor neste ano, mas tem moral no clube por ter se destacado na base.
Paulinho explicou ao ge no ano passado como lida com a pressão para fazer a transição entre a base e o profissional.
- Sem dúvidas a maior dificuldade para um jovem jogador é a psicológica. Você lida com a pressão, com as críticas, às vezes também com muitos elogios... O pessoal te elogiando, é difícil você ter que saber ter o meio-termo para seguir com a cabeça boa, com a mente boa, nos seus objetivos... A gente sabe que jogar num clube grande a pressão psicológica é muito forte, mas é seguir bem de mente, conversar com as pessoas que te ajudam e continuar firme no teu propósito.
Corinthians e Fluminense
O lateral-esquerdo alagoano Hugo ainda está no Corinthians, tem 28 anos e atuou duas vezes nesta temporada. Ele nasceu em Arapiraca e defendeu o CRB em 2020.
No Fluminense, o experiente volante alagoano Otávio, de 31 anos, tenta recuperar seu espaço após sofrer uma lesão grave no tendão de Aquiles, em 2025.
O Tricolor conta ainda com o centroavante Everaldo, que não é alagoano, nasceu no Rio Grande do Sul, mas teve boa passagem pelo CSA em 2013.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/B/U/Fl5SXEQUCLlM0rNvtDsg/33.jpg)
Otávio em ação pelo Fluminense contra o Flamengo — Foto: André Durão
Ex-jogadores de times alagoanos
O Vitória conta nesta temporada com três ex-jogadores do CSA: o goleiro Yuri, o atacante Osvaldo e o meio-campista Dudu Miraíma.
O Coritiba tem o centroavante Rodrigo Rodrigues, também ex-CSA, e o Remo conta com o atacante Allef Manga, ex-ASA e Coruripe.
Campeoníssimo no futebol brasileiro, o lateral-direito Marcos Rocha, ex-CRB, está com 37 anos e defende hoje o Grêmio.
Meritão
Um dos destaques do CRB na Série B do ano passado, o meia Higo Meritão foi contratado pela Chapecoense nesta temporada e disputa posição para entrar na equipe principal. Ele chegou a negociar a renovação com a diretoria regatiana, porém, não resistiu ao assédio de um clube da Série A.
Escalação
Com alagoanos e ex-atletas do futebol do estado dá até para montar um time para o Brasileirão de 2026. A escalação teria: Thomazella (ex-CSA); Marcos Rocha (ex-CRB), Zé Ivaldo (AL), Riquelme (AL) e Reinaldo (AL); Otávio (AL), Neto Moura (AL) e Hugo (AL); Paulinho (AL), Marinho (AL) e Willian José (AL).
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2026/M/Q/cZKoWTSCybmuxU4d5Ugw/higor-meritao-site.jpg)
Higor Meritão, volante da Chapecoense — Foto: Ascom/Chapecoense