Aguarde. Carregando informações.
MENU

Terça-Feira, 27 de janeiro de 2026

Esportes

Jogadores de Alagoas em destaque: Veja quem são os alagoanos na Série A de 2026

Atacante Marinho negocia com o Vitória e pode fazer parte também do grupo; Mirassol é o time que conta com mais jogadores conhecidos no futebol de Alagoas

Jogadores de Alagoas em destaque: Veja quem são os alagoanos na Série A de 2026

Reinaldo, lateral do Mirassol, se destacou em 2025 (Imagem: Pedro Zacchi/Ag.Paulistão/Sua Foto no Jogo)

O Brasileiro da Série A versão 2026 começa nesta quarta-feira e, até agora, Alagoas vai ser representada no campeonato por oito jogadores.

O nono atleta, porém, deve pintar no ataque do Vitória. Marinho, de 35 anos, deixou o Fortaleza após o rebaixamento para a Série B no ano passado e está perto de acertar o retorno ao time baiano.

O décimo nome alagoano deve ser o do atacante Kaio César, que começou no Agrimaq, se profissionalizou no Coritiba e está perto de trocar o Al-Hilal pelo Corinthians. Faltam apenas os exames médicos para o negócio ser fechado.

Ele tem 21 anos e disputou até a Copa do Mundo de Clubes em 2025, entrando durante a partida que marcou a eliminação do Manchester City.

Reinaldo, lateral do Mirassol, se destacou em 2025 — Foto: Pedro Zacchi/Ag.Paulistão/Sua Foto no Jogo

Reinaldo, lateral do Mirassol, se destacou em 2025 — Foto: Pedro Zacchi/Ag.Paulistão/Sua Foto no Jogo

Mirassol

 

O alagoano de destaque em 2025 não mudou de time. Melhor lateral-esquerdo do Brasileirão, Reinaldo, de 36 anos, tem contrato com o Mirassol e continua na equipe para a nova temporada. É a referência do elenco para o nacional e a Libertadores.

O Mirassol também conta no time titular com o meio-campista alagoano Neto Moura, de 29 anos. Ele nasceu em Atalaia e está na quinta temporada pelo time paulista.

Ex-CRB e CSA

 

O Mirassol, inclusive, é o time que conta com mais ex-jogadores de times alagoanos nesta edição da Série A. Eles não são de Alagoas, mas marcaram seus nomes por CRB e CSA: o lateral-esquerdo Igor Cariús, ex-CRB, o lateral-direito Daniel Borges, ex-CRB, o volante Yuri Lara, ex-CSA, o goleiro Thomazella, ex-CSA, e o atacante Chico Kim, ex-CRB.

Titulares de Santos e Bahia

 

O Santos conta na equipe principal com o zagueiro alagoano Zé Ivaldo, que tem 28 anos e está na segunda temporada na Vila Belmiro.

Quem comanda o ataque do Bahia é o alagoano Willian José, que tem 34 anos e está na segunda temporada no Tricolor. Ele marcou 21 gols até agora pela equipe e virou titular.

Aos 14 min do 2º tempo, gol de Willian José do Bahia contra o Internacional
Aos 14 min do 2º tempo, gol de Willian José do Bahia contra o Internacional

Olho neles

 

Dois jovens de Alagoas buscam seu espaço no Botafogo e no São Paulo. O zagueiro Riquelme, de Luziápolis, chamou atenção na base do Sport Recife e, aos 19 anos, foi vendido ao Botafogo em dezembro por R$ 7,8 milhões. Ele tem 1,90 m, é destro e ainda não jogou pelo time carioca.

Em julho do ano passado, o defensor foi eleito o melhor jogador do Sport na conquista de uma competição de base na Espanha. Era, inclusive, o capitão da equipe.

Paulinho em treinamento com o time profissional — Foto: Erico Leonan / São Paulo FC

Paulinho em treinamento com o time profissional — Foto: Erico Leonan / São Paulo FC

O atacante Paulinho nasceu em Piranhas-AL, tem 20 anos e está no São Paulo. Ele jogou apenas uma partida pelo Tricolor neste ano, mas tem moral no clube por ter se destacado na base.

- Sem dúvidas a maior dificuldade para um jovem jogador é a psicológica. Você lida com a pressão, com as críticas, às vezes também com muitos elogios... O pessoal te elogiando, é difícil você ter que saber ter o meio-termo para seguir com a cabeça boa, com a mente boa, nos seus objetivos... A gente sabe que jogar num clube grande a pressão psicológica é muito forte, mas é seguir bem de mente, conversar com as pessoas que te ajudam e continuar firme no teu propósito.

Corinthians e Fluminense

 

O lateral-esquerdo alagoano Hugo ainda está no Corinthians, tem 28 anos e atuou duas vezes nesta temporada. Ele nasceu em Arapiraca e defendeu o CRB em 2020.

No Fluminense, o experiente volante alagoano Otávio, de 31 anos, tenta recuperar seu espaço após sofrer uma lesão grave no tendão de Aquiles, em 2025.

O Tricolor conta ainda com o centroavante Everaldo, que não é alagoano, nasceu no Rio Grande do Sul, mas teve boa passagem pelo CSA em 2013.

Otávio em ação pelo Fluminense contra o Flamengo — Foto: André Durão

Otávio em ação pelo Fluminense contra o Flamengo — Foto: André Durão

Ex-jogadores de times alagoanos

 

O Vitória conta nesta temporada com três ex-jogadores do CSA: o goleiro Yuri, o atacante Osvaldo e o meio-campista Dudu Miraíma.

O Coritiba tem o centroavante Rodrigo Rodrigues, também ex-CSA, e o Remo conta com o atacante Allef Manga, ex-ASA e Coruripe.

Campeoníssimo no futebol brasileiro, o lateral-direito Marcos Rocha, ex-CRB, está com 37 anos e defende hoje o Grêmio.

Meritão

 

Um dos destaques do CRB na Série B do ano passado, o meia Higo Meritão foi contratado pela Chapecoense nesta temporada e disputa posição para entrar na equipe principal. Ele chegou a negociar a renovação com a diretoria regatiana, porém, não resistiu ao assédio de um clube da Série A.

Escalação

 

Com alagoanos e ex-atletas do futebol do estado dá até para montar um time para o Brasileirão de 2026. A escalação teria: Thomazella (ex-CSA); Marcos Rocha (ex-CRB), Zé Ivaldo (AL), Riquelme (AL) e Reinaldo (AL); Otávio (AL), Neto Moura (AL) e Hugo (AL); Paulinho (AL), Marinho (AL) e Willian José (AL).

Higor Meritão, volante da Chapecoense — Foto: Ascom/Chapecoense

Higor Meritão, volante da Chapecoense — Foto: Ascom/Chapecoense

*GE/Maceió