Aguarde. Carregando informações.
MENU

Segunda-Feira, 20 de maio de 2024

Esportes

Palmeiras brilha com Endrick e Raphael Veiga e encaminha vaga

Palmeiras brilha com Endrick e Raphael Veiga e encaminha vaga

(Imagem: Cesar Greco/Palmeiras)

Raphael Veiga olhou para trás, recebeu o passe do lateral-direito e mandou a bola ao fundo das redes do Centenário para abrir o placar no Uruguai. Poderiam ser cenas da Libertadores de 2021, mas era um roteiro semelhante de outra história: a vitória de goleada sobre o Liverpool, para encaminhar a classificação do time às oitavas de final em 2024. Era só o começo, contudo.

Depois do camisa 23, o Palmeiras ainda fez mais quatro na goleada por 5 a 0, com o próprio Veiga marcando o segundo, seguido de Endrick, Rony e Gustavo Gómez em Montevidéu.

Uma vitória para tranquilizar a equipe alviverde, agora em sua sexta partida seguida sem perder. E ainda afastar as dificuldades de Veiga - exatamente duas semanas depois do desabafo sobre não estar em seu melhor momento técnico.

Se no Brasileiro o Verdão ainda entra nos trilhos, na Libertadores está como líder do Grupo F, com 10 pontos, seis acima dos rivais - todos igualados com quatro pontos - e a um empate de confirmar a classificação ainda na quinta rodada da fase de grupos.

Verdade que o Liverpool uruguaio havia sido o adversário de menor risco ao Palmeiras na competição, mas o confronto começou truncado no Centenário. O Verdão levou contra-ataques nos minutos iniciais e viu um gol ser marcado pelo Liverpool, aos dois minutos, que terminou anulado por impedimento.

Abel, aliás, acionou uma escalação semelhante a da estreia da Copa do Brasil, diante do Botafogo-SP, com mudanças somente no setor defensivo - porque Lomba, Mayke, Luan e Caio Paulista foram titulares na ocasião.

O detalhe foi para o retorno de Veiga, poupado contra o Cuiabá, e Endrick novamente atuando de centroavante centralizado.

O camisa 23 voltou a fazer uma boa atuação depois do descanso, e o camisa 9 terminou por vezes isolado na referência no primeiro tempo. A segunda etapa, porém, mostrou que não seria problema para o resultado.

– Fizemos o jogo que tínhamos que fazer, ter paciência e saber o momento certo para atacar. Acho que soubemos seguir o que planejamos – disse o técnico Abel Ferreira.
 

Abel Ferreira e Raphael Veiga em Liverpool-URU x Palmeiras — Foto: Cesar Greco/Palmeiras

Seguro e organizado, o Palmeiras teve a primeira grande chance em um chute de Veiga no travessão, aos 16 do primeiro tempo, e destravou aos 43: o próprio Veiga fez o 1 a 0.

No segundo tempo, as mudanças - com Aníbal Moreno se queixando de dores - reanimaram a equipe e surtiram efeito.

O Liverpool ainda sonhou com um pênalti por bola no cotovelo de Murilo, aos 31, mas o VAR atestou impedimento no lance e cancelou a marcação. Depois disso, Endrick emendou o terceiro, Rony o quarto e Gómez fechou no minuto final: 5 a 0.

Ainda que se leve em conta a fragilidade do adversário em relação ao Verdão, são gols que auxiliam não só em pontos, mas também na confiança da equipe, que no Brasileiro chegou a sofrer com problemas de eficiência nas finalizações.

No Uruguai, portanto, conquistando a primeira vitória como visitante contra uma equipe uruguaia, o Palmeiras mostra mais uma vez a própria identidade, se firma na liderança da chave e ganha tranquilidade para se organizar no Brasileiro.

*Ge