Aguarde. Carregando informações.
MENU

Quinta-Feira, 28 de novembro de 2024

Esportes

Plano de Ramón garante vaga nos pênaltis do Timão

Plano de Ramón garante vaga nos pênaltis do Timão

(Imagem: GE)

A escalação escolhida por Ramón Díaz para um duelo decisivo de oitavas de final de Copa do Brasil foi um recado claro: a prioridade do Corinthians em 2024 será evitar o rebaixamento no Brasileirão. Ao mesmo tempo, isso não quer dizer que o time vai abrir mão de competir e tentar seguir vivo em outras competições.

E isso ficou provado com a classificação para as quartas de final do torneio nacional, nesta quarta-feira, em Curitiba. Após empate sem gols no tempo normal, o Timão conseguiu vencer o Grêmio nos pênaltis e ficar com a vaga.

Corinthians escolheu um caminho e arriscou apostar quase todas as suas fichas no Brasileirão. As poucas que restaram renderam R$ 4,5 milhões com a vaga na próxima fase da Copa do Brasil. Pode ser considerado o plano perfeito.

Corinthians segurou o Grêmio e saiu classificado na Copa do Brasil  — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Corinthians segurou o Grêmio e saiu classificado na Copa do Brasil — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

O avanço de fase na Copa do Brasil reforça não apenas o caixa, mas também o emocional de uma equipe que vai priorizar o Campeonato Brasileiro e ao mesmo tempo vai até o limite em busca de um título que não é comemorado há muito tempo. A Conmebol Sul-Americana completa a lista de desafios no ano.

A sequência do Corinthians terá o mesmo adversário nos próximos dois jogos, mas com objetivos distintos. No sábado, às 21h30 (de Brasília), na Neo Química Arena, a partida contra o Bragantino é de sobrevivência e respiro no Brasileirão, diferentemente do confronto da terça-feira, no mesmo horário, só que em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, quando os dois times abrem a disputa por uma vaga nas quartas de final da Conmebol Sul-Americana.

Outra mudança e um recado

 

Ramón Díaz mexeu novamente. E não foram apenas as ausências de Alex Santana, Raniele e Yuri Alberto que motivaram a sétima escalação diferente sob o seu comando. O retorno para a zona de rebaixamento no Brasileiro parece ter sido um claro sinal de que será necessário priorizar a competição para evitar o pior.

Sendo assim, o Corinthians entrou em campo com uma formação de três zagueiros, além de Romero e Pedro Henrique formando a dupla de ataque. Charles e Ryan foram os volantes escolhidos para substituir a dupla que vinha sendo titular.

Ramón Díaz em Grêmio x Corinthians — Foto: Robson Mafra/AGIF

Ramón Díaz em Grêmio x Corinthians — Foto: Robson Mafra/AGIF

Mesmo com as inúmeras mudanças, o Corinthians conseguiu segurar a pressão inicial do Grêmio e ficar mais com a bola. O Timão encerrou o primeiro tempo com mais posse que o adversário: 52% contra 48%. Apesar disso, o time pouco criou e chegou apenas duas vezes, em cabeceio de Romero e finalização de Igor Coronado que acabou travada pela defesa.

O Grêmio chegou com mais perigo e parou em Hugo Souza. O goleiro fez três grandes defesas e evitou um resultado negativo na primeira etapa. No resumo, o Corinthians saiu com saldo positivo, levando em consideração que escolheu poupar boa parte dos jogadores e adotar uma estratégia que não lhe deixou acuado pelo adversário.

Igor Coronado e Kannemann em Grêmio x Corinthians — Foto: Gabriel Machado/AGIF

Igor Coronado e Kannemann em Grêmio x Corinthians — Foto: Gabriel Machado/AGIF

Plano perfeito

 

Na volta para o segundo tempo, mais uma mudança: Breno Bidon entrou no lugar de Igor Coronado. Se antes a ideia era ter uma mente criativa no meio, a estratégia se mostrou ainda mais clara que o objetivo era jogar por uma bola ou levar a decisão para os pênaltis.

Enquanto Hugo Souza seguia fazendo boa defesas quando acionado, no ataque coube ao zagueiro Cacá quase abrir o placar em chute cruzado, que obrigou o goleiro gremista a fazer grande defesa. Nas poucas jogadas ofensivas, o Corinthians assustava.

Ramón promoveu mais duas mexidas. Charles e Pedro Henrique deixaram o campo para as entradas de Matheus Araújo e Giovane. Ryan e Matheus Bidu sairam para as entradas de André Ramalho e Rodrigo Garro. O Corinthians conseguiu segurar o Grêmio e levar a decisão para os pênaltis.

Hugo Souza brilhou ao fazer uma defesa. Giovane, Romero e André Ramalho marcaram. O Grêmio perdeu outros dois pênaltis e ajudou o Corinthians a sair do Couto Pereira com outra perspectiva. O time sai ainda maior, não só na Copa do Brasil, mas pensando na sequência do Brasileirão e a grande batalha do ano: permanecer na Série A.

*GE