Domingo, 24 de novembro de 2024
Domingo, 24 de novembro de 2024
O Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (Cerest) de Maceió realizou, na última quinta-feira (23), uma reunião com médicos do município se Flexeiras, que está dentro da área de abrangência do Regional Maceió. Em pauta, visando estabelecer um nexo causal, entre o trabalho e o processo de adoecimento desses trabalhadores.
O Cerest Maceió atua como apoiador matricial, esclarecendo e tirando dúvidas dos médicos que trabalham nesses territórios. A partir da elaboração do nexo causal, são desenvolvidas estratégias de prevenção e proteção à saúde desses trabalhadores.
"Esses profissionais possuem um profundo conhecimento da realidade local e dos fatores que correlacionam o trabalho com as relações entre saúde, doença e ambiente de trabalho. Eles trouxeram para a reunião casos que levantam dúvidas sobre a complexidade dessas relações, conhecidas como nexo causal, que é fundamental para definir a proposta de intervenção," explicou Alinthon Fagner Nunes, técnico do Cerest.
O técnico reforçou que o matriciamento envolve a discussão de casos suspeitos identificados pelos médicos do território de Flexeiras com os médicos da vigilância em saúde do trabalhador. Esses encontros promovem um apoio matricial eficaz, facilitando o intercâmbio de conhecimentos e experiências para aprimorar a assistência à saúde dos trabalhadores.
Sobre o Cerest
O Cerest é uma retaguarda técnica especializada em saúde do trabalhador e um componente essencial da Diretoria de Vigilância em Saúde. A base de seu trabalho é o matriciamento, um processo que estabelece uma relação estreita com toda a rede de atenção à saúde.
O Cerest Regional Maceió abrange uma área que vai além do município de Maceió, cobrindo 27 municípios. Por meio do matriciamento, o Cerest estabelece protocolos específicos e forma linhas de cuidado conjuntas, garantindo uma assistência integrada e de qualidade aos trabalhadores da região. Essa abordagem permite a criação de estratégias de intervenção mais eficazes, adaptadas às realidades locais de cada município.
A iniciativa do Cerest de Maceió destaca seu compromisso em promover a saúde do trabalhador e fortalecer a rede de atenção à saúde, proporcionando uma troca de conhecimentos e práticas que beneficiam tanto os profissionais de saúde quanto a população trabalhadora da região.
*Secom Maceió