Aguarde. Carregando informações.
MENU

Domingo, 12 de janeiro de 2025

Geral

Faltas de energia impactam abastecimento de água em diversas regiões de Alagoas

Faltas de energia impactam abastecimento de água em diversas regiões de Alagoas

(Imagem: Reprodução Internet)

Cidades das regiões da Zona da Mata, Agreste e Sertão de Alagoas tiveram o fornecimento de água interrompido neste fim de semana (11 e 12) devido a faltas de energia que afetaram as estações de captação e elevatórias operadas pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e pela empresa parceira Agreste Saneamento.

A situação mais crítica ocorre em Piaçabuçu, onde a falta de potencial elétrico atingiu a captação na sexta-feira (10). Um segundo registro de interrupção ocorreu na madrugada deste domingo (12). O Sistema Penedinho, localizado na zona rural do município e responsável por captar água do Rio São Francisco, retomou a produção de água na manhã deste domingo (12). A regularização do serviço ocorrerá nas horas seguintes.

No Agreste, as interrupções comprometeram a produção de água no Sistema Adutor Agreste, operado pela Agreste Saneamento. A falta de energia no “Booster”, em Traipu, sistema de bombas que regula a pressurização da rede em áreas mais altas e distantes do reservatório, afetou o abastecimento em Igaci, Craíbas e na parte alta de Arapiraca. Em Traipu, uma interrupção elétrica registrada às 14h50 de sábado (11) na Estação Elevatória de Água Bruta (EEAB), que capta água do Rio São Francisco, afetou o sistema isolado que abastece a cidade. A produção de água foi retomada na madrugada deste domingo (12).

No Sertão, a captação na Barragem Leste, operada pela Casal, sofreu deficiência elétrica às 22h30 de sábado (11). Essa estrutura, responsável pelo bombeamento de água tratada para povoados de Delmiro Gouveia, interrompeu o fornecimento de água nos povoados Barragem, Jardim Cordeiro, Sinimbu, Caralbeiras e Gangorra. O sistema voltou a operar às 9h30 deste domingo (12) e o abastecimento está sendo gradativamente regularizado.

Na Zona da Mata e Litoral, diversas cidades foram afetadas. Em Novo Lino, a captação de água bruta do Rio Manguaba, no Sítio Leitão, está paralisada desde as 14h30 de sábado (11) devido à falta de energia. Em Porto de Pedras, a interrupção ocorreu às 3h da madrugada de domingo (12), afetando a Estação Elevatória de Água Bruta (EEAB) Porto de Pedras, que abastece o centro da cidade, e a EEAB Tatuamunha, que atende o povoado e regiões adjacentes.

Nas cidades de Anadia e Maribondo, a interrupção registrada às 7h15 deste domingo (12) afetou o Sistema Coletivo que capta água da Barragem Santa Cruz, localizada em Anadia, resultando em abastecimento deficitário para ambos os municípios. O sistema retornou às 11h, após o retorno da energia e segue em fase de regularização gradativa.

Em Ibateguara, a Estação Elevatória de Água Bruta (EEAB) Sumidouro paralisou as atividades às 6h30 deste domingo (12). Essa estrutura é responsável por captar, produzir e bombear água para parte da cidade. No entanto, o Sistema Severo, que também atende o município, segue operando normalmente.

Em todas as ocorrências, a Casal comunicou imediatamente as concessionárias de energia e aguarda o restabelecimento do fornecimento elétrico para retomar a produção de água. A Companhia destaca que o abastecimento será normalizado de forma gradual, em até 48 horas após o retorno da energia.

Para mais informações ou esclarecimentos, os clientes podem entrar em contato pelo Fone Fácil, através do número 0800 082 0195. A ligação é gratuita e, para facilitar o atendimento, recomenda-se ter em mãos a fatura de água.

A Concessionária Equatorial enviou a seguinte nota:

Nota de esclarecimento:

A Equatorial Alagoas informa que, devido às fortes chuvas, acompanhadas de ventos fortes, que atingem o estado, principalmente na região do Agreste, desde a última sexta-feira (10), o número de chamados aumentou significativamente. A empresa está empenhada no atendimento aos clientes e já ampliou o número de equipes nas ruas, a fim de atender todas as solicitações de interrupção de energia, incluindo ocorrências que afetam o abastecimento de água.

A Distribuidora reforça sobre a importância de registrar os chamados por um dos canais oficiais da empresa e aguardar o atendimento. Os registros de falta de energia devem ser feitos por meio da Assistente Virtual Clara no WhatsApp 82.2126.9200, pelo site www.al.equatorialenergia.com.br, ou pela Central de Atendimento no telefone 0800 082 0196. A ligação é gratuita, funciona 24h e pode ser originada a partir de celular.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Alagoas

*Assessoria