Segunda-Feira, 25 de novembro de 2024
Segunda-Feira, 25 de novembro de 2024
A Polícia Civil de Alagoas (PCAL) informou, na tarde desta sexta-feira (02), que a prisão em flagrante do empresário André Miranda, de 56 anos, ocorrida na noite dessa quinta-feira (01), foi convertida em prisão preventiva pela Justiça, que manteve a medida cautelar contra o acusado de crimes contra Kátia Born, secretária de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social.
André Miranda foi preso suspeito de atirar no carro da secretária, em um condomínio no bairro de Guaxuma, Litoral Norte da capital, onde ambos residem. Em seguida, o empresário foi levado à Central de Flagrantes, onde foi autuado pelos crimes de disparo de arma de fogo, porte ilegal de arma, acessório ou munição de uso permitido; injúria racial; dano qualificado; e perseguição cometida contra mulher.
O caso
A discussão teria começado após moradores do condomínio realizarem denúncias contra André, por conta de diversos carros pertencentes a ele e que estariam abandonados em ruas espalhadas pelo condomínio.
Através de vídeo postagem nas redes sociais, o suspeito reclama da situação e xinga com palavras de baixo calão o diretor-presidente do DMTT, os agentes de segurança, e a secretária da Seades, Kátia Born.
Ainda segundo as informações da PC, o suspeito foi levado até o Fórum para audiência de custódia.
Por meio de nota, a secretária Kátia Born afirmou que acredita na Justiça e no aparato policial para que ameaças em redes sociais sejam levadas à sério e não se transformem em atentados. “Sempre fui e continuarei a ser uma intransigente defensora dos direitos humanos, da liberdade e da paz".
A ex-prefeita acrescentou ainda que não será intimidada. "Enfrentei a ditadura e a repressão. Medo não faz parte da minha história. Nenhum fascista, homofóbico, violento empunhando uma arma irá me amedrontar”.
Inquérito
A PC instaurou inquérito para investigar crimes cometidos por um empresário contra a secretária de Estado de Assistência Social, Kátia Born, e a companheira dela, a professora Mara Ribeiro, Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Uncisal.
O inquérito foi instaurado pelo delegado Robervaldo Davino, titular do 6º DP, devendo o acusado responder por crimes de dano, ameaça, injúria e disparo de arma de fogo. A arma supostamente usada no crime foi apreendida.
Além do atentado, a secretária informou estar sofrendo uma série de ameaças e ataques homofóbicos nas redes sociais, provenientes do suspeito, desde de dezembro do ano passado. Outros políticos do Estado também já foram citados por ele, sempre em vídeos compartilhados nas redes sociais.
O empresário foi submetido, na manhã desta sexta-feira (02), a uma audiência de custódia, onde ficou determinada a prisão preventiva pela Justiça, mantendo a medida cautelar contra o acusado de crimes contra Kátia Born.
Nota da DMTT
O Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) de Maceió realizou uma operação para a remoção de veículos com característica de abandono, em Guaxuma. A medida foi tomada após denúncias feitas ao órgão referentes à situação dos automóveis. As equipes chegaram a notificar o proprietário para que o mesmo providenciasse a retirada dos carros, ainda em dezembro de 2023. Os agentes retornaram nesta quinta-feira (01), constataram que a situação persistia e realizaram a remoção de 11 veículos.
A remoção se deu com base no artigo 279-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) - O veículo abandonado, deteriorado ou acidentado será removido para o depósito fixado pelo órgão ou entidade competente, componente do Sistema Nacional de Trânsito, independentemente da existência de infração à legislação de trânsito, nos termos da regulamentação do CONTRAN. Os veículos em questão ofereciam ainda riscos à saúde pública. Os carros foram levados ao pátio da Transguard e estão à disposição do proprietário para retirada após a regularização da situação de todos.