Aguarde. Carregando informações.
MENU

Segunda-Feira, 20 de maio de 2024

Geral

Secretaria do Trabalho entrega 630 kits de EPI’s para catadores do Programa Catamais Alagoas

Secretaria do Trabalho entrega 630 kits de EPI’s para catadores do Programa Catamais Alagoas

(Imagem: Ascom Sete)

A Superintendência de Qualificação, Empreendedorismo e Economia Solidária da Secretaria de Estado do Trabalho e Emprego (Sete) entregou 630 kits com Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) a 315 catadores e catadoras de materiais recicláveis de todo o Estado. Cada kit contém bota, protetor auricular, luvas e cinta ergonômica.

A ação faz parte do Programa Catamais Alagoas, desenvolvido por meio de convênio firmado entre o Governo do Estado e o Ministério da Cidadania. Assinado em 2015, o programa visa  à inclusão social e produtiva dos catadores e catadoras de materiais recicláveis, com a implementação do Plano Estadual de Resíduos Sólidos.

 

Para garantir sua execução, a equipe técnica da Superintendência de Qualificação, Empreendedorismo e Economia Solidária da Sete montou uma força-tarefa, entre junho e dezembro deste ano, com a participação ativa das cooperativas.

Com os esforços unidos, o Catamais Alagoas conseguiu avançar e trazer benefícios palpáveis ao seu público-alvo. Além dos EPI’s, os 315 catadores receberam um kit de fardamento completo com calça, camisa e boné e mochila. O programa prevê, ainda, a capacitação e a assessoria técnica aos trabalhadores que estão cadastrados nas 25 cooperativas distribuídas em 20 municípios alagoanos da Região Metropolitana, Tabuleiros do Sul, Norte, Serrana dos Quilombos, Agreste, Planalto da Borborema e Alto e Médio Sertão.

Entre janeiro e março de 2023, serão entregues 10 prensas hidráulicas, 11 paleteiras com balança, 3 elevadores de carga, 3 esteiras de carga e 4 empilhadeiras elétricas. Também estão previstas a capacitação de 1.117 catadores e catadoras e a  incubação de 47 empreendimentos de reciclagem. A execução das etapas do programa está assegurada pela instituição do Comitê Alagoas Catador.

 

“O Programa Catamais e o Comitê representam, a partir de agora, uma política pública de ações que saem do papel para sua execução no combate à pobreza e a geração de renda, além de dar mais visibilidade a esses trabalhadores, que são instrumentos importantíssimos para a preservação do meio ambiente. Esse comitê é um divisor de águas”, destaca a secretária de Estado do Trabalho e Emprego, Patrícia Mourão.

Composto por várias instituições e associações, como o Movimento Nacional dos Catadores, Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) e Universidade Federal de Alagoas (Ufal), além de representantes de secretarias estaduais, o Comitê representa um grande avanço para o segmento e para a política ambiental em Alagoas, sendo fundamental para a efetivação das políticas públicas estaduais voltadas aos catadores e catadores de recicláveis, além da implantação da Lei de Resíduos Sólidos.

*Redação Alagoas Alerta com Ascom Sete