Domingo, 24 de novembro de 2024
Domingo, 24 de novembro de 2024
O prefeito de Pilar, Renato Filho, realizou nesta quinta-feira (18) o primeiro encontro com entidades para discutir a construção do primeiro hospital veterinário público de Alagoas. Durante a reunião, a vice-presidente da Associação Pilarense de Proteção aos Animais (APPA Pilar), Lúcia Cláudia, que acolhe animais de rua, expressou sua satisfação com o projeto. “É uma felicidade muito grande participar de algo tão grandioso que visa cuidar e proteger os animais de rua, e os que mais precisam, não só de Pilar, mas de toda a região. Espero que todos que apoiam a causa animal se engajem nessa luta tão importante”, destacou.
Além de Lúcia Cláudia, também estavam presentes a presidente da APPA Pilar, Poliana Cavalcante, engenheiros, arquitetos e empresários interessados em contribuir na construção da unidade hospitalar.
“Estamos discutindo todas as possibilidades, e toda ajuda é bem-vinda. Este será um hospital de todos, e todos que apoiam essa causa estão convidados a participar. Realizamos este primeiro encontro, de outros que virão, para pensar em conjunto e envolver as entidades que já fazem um trabalho com os animais de Pilar,” destacou o prefeito Renato Filho.
Na última semana, o prefeito convocou gestores públicos, parlamentares, entidades do setor e todos que apoiam a causa animal para participar de uma reunião sobre o tema. Esse encontro ainda deve acontecer nos próximos dias, quando serão definidos o local, a gestão da unidade hospitalar e a doação do terreno pela Prefeitura de Pilar, cidade estrategicamente localizada na entrada e saída para outros municípios alagoanos.
De acordo com o gestor, esta iniciativa representa um avanço significativo na promoção da saúde animal e, com a união de esforços, espera-se que o projeto se concretize e ofereça assistência aos animais de estimação das famílias mais necessitadas. Para a construção, a Prefeitura de Pilar doará o terreno e o projeto arquitetônico, além de um investimento financeiro.
"Em João Pessoa, onde visitamos o hospital que foi construído recentemente, a prefeitura conseguiu construir o espaço com emendas parlamentares e recursos próprios. Visitei a unidade hospitalar e ela está totalmente equipada para atendimento de urgência e emergência, com uma equipe capacitada pronta para o serviço. Queremos replicar isso em Alagoas, com a ajuda de outros gestores públicos," acrescentou o prefeito.
Neste primeiro momento, a ideia do prefeito é realizar um chamamento público para empresas com experiência e interesse em administrar o hospital, levando em consideração as necessidades específicas das regiões que apoiarão a construção da unidade hospitalar.
*Assessoria