Domingo, 24 de novembro de 2024
Domingo, 24 de novembro de 2024
A Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária de Alagoas (Seagri) entregou quatro máquinas agrícolas que vão beneficiar cerca de 1.300 famílias de agricultores dos municípios de Jacuípe e Igreja Nova, localizados nas regiões do Baixo São Francisco e Litoral Norte do estado. O investimento foi de R$ 1.496.000,00 na aquisição de dois tratores, escavadeira e retroescavadeira hidráulicas.
De acordo com o último Censo Agropecuário (IBGE, 2017), menos de 2% dos estabelecimentos de agricultura familiar em Alagoas possuem acesso a maquinários agrícolas. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em Igreja Nova existem 1.413 estabelecimentos de agricultura familiar, já em Jacuípe são 400 estabelecimentos de agricultura familiar.
“O Governo de Alagoas vem trabalhando para mudar essa realidade e fortalecer ainda mais a agricultura familiar do estado. Estamos avançando para que a gente possa fazer uma maior cobertura de mecanização para os agricultores familiares, dando mais dignidade e qualidade de vida para as mulheres e homens que trabalham no campo”, explicou a secretária de Agricultura Aline Rodrigues.
A presença de tratores agrícolas, entregues à Igreja Nova, vai auxiliar no preparo do solo, proporcionando condições favoráveis para a ampliação da produção agrícola. O agricultor Antônio Messias da Silva, de Igreja Nova, comemorou a chegada dos equipamentos.
“A chegada dos tratores vai facilitar no preparo do solo e vai diminuir os custos de produção. Tendo uma máquina dessa cultivando a terra, a gente não precisa contratar a máquina. É uma ação do Governo de Alagoas muito importante para o pequeno agricultor”, afirmou Antônio.
A retroescavadeira hidráulica foi destinada ao município de Jacuípe é uma iniciativa estratégica para fortalecer o suporte aos agricultores no processo de escoamento da produção. O equipamento auxilia na infraestrutura de criação e manutenção de acessos.
Já a escavadeira hidráulica foi entregue ao Distrito de Irrigação do Perímetro Boacica, no Povoado Ipiranga em Igreja Nova e vai melhorar a capacidade de gerenciamento e manutenção das estruturas de irrigação. Com um sistema de irrigação mais confiável e eficiente, cerca de 550 famílias de agricultores poderão expandir as operações, diversificar as culturas e ter mais produtividade.
“É uma estratégia que não só fortalece a segurança alimentar local, mas também contribui para o desenvolvimento econômico do estado. Uma vez que a produção agrícola aumenta, pode ser direcionada aos mercados locais e regionais”, destacou a secretária Aline Rodrigues.
*Agência Alagoas