Quinta-Feira, 02 de janeiro de 2025
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Os sons de soluços, orações e a angústia ecoaram pelo saguão de embarque do Aeroporto Internacional de Muan, sudoeste da Coreia do Sul nesta segunda-feira (30), enquanto as famílias das vítimas mortas no acidente de avião no fim de semana aguardavam a identificação de seus entes queridos.
Dos 181 passageiros da aeronave da Jeju Air, apenas duas pessoas sobreviveram após a explosão na pista do aeroporto, pouco depois das 9 horas da manhã, do horário local, no domingo (29) – esse é considerado o pior acidente aéreo que o país já viu em quase 30 anos.
Enquanto os médicos anunciavam os nomes das vítimas identificadas, entes queridos que estavam no Aeroporto Internacional de Muan choravam pelas perdas.
Até o momento, 146 vítimas foram identificadas. Enquanto isso, as autoridades se esforçam nomear os 33 corpos restantes, segundo o Ministério da Terra, Infraestrutura e Transporte.
No pátio em que normalmente serve como sala de embarque do aeroporto, muitas famílias se uniram, murmurando orações silenciosas. As pessoas estavam abraçadas, chorando, enquanto vários monges falavam para os grupos.
Comunicação do piloto antes do acidente
“O piloto fez uma declaração de emergência e um retorno devido à colisão com pássaros”, informou Kang Jung-hyun, funcionário do Ministério dos Transportes. Ele [o piloto] ainda declarou “mayday” três vezes e usou os termos “bird strike” e “go-around”, revelou o Jung-hyun.
“Go-around” é um termo da aviação que significa que um pouso é abortado enquanto o avião se aproxima do ponto final e, ao invés de pousar, o piloto aumenta a velocidade e sobe antes de tentar outra aproximação ou desviar para outro lugar.
Já “mayday” é um código para indicar que uma aeronave em movimento está em perigo iminente e solicita auxílio imediato. Este sinal tem prioridade sobre todas as outras comunicações.
Investigações em andamento
Paralelo à identificação dos corpos, investigadores trabalham para descobrir a causa da queda do voo 7C 2216 da Jeju Air, que ia de Bangkok, Tailândia, para Muan. As autoridades sul-coreanas confirmaram nesta segunda-feira (30) que o piloto havia relatado a colisão com pássaros antes de fazer o pouso de emergência.
As imagens do acidente de domingo (29) foram transmitidas pela mídia sul-coreana e mostraram que nem o trem de pouso traseiro, nem o dianteiro estavam visíveis. O vídeo ainda revela que o avião, um Boeing 737-800, deslizando de barriga para baixo em alta velocidade, atingindo um aterro de terra e explodindo segundos.
Especialistas explicaram à CNN que o trem de pouso do avião – especificamente, as rodas usadas para decolagem e aterrissagem – parecia não terem sido totalmente acionadas. Mas ainda não está claro o que causou essa falha, algo que os analistas consideram extremamente raro.
As autoridades também recuperaram duas caixas-pretas – os gravadores de dados de voo e de voz – do local do acidente, conforme um comunicado do Ministério dos Transportes.
Porém, o gravador de voo sofreu danos externos que exigiram que ele fosse enviado a um centro de análise em Seul para verificar a quantidade de informações que poderiam ser extraídas e se seria necessário enviá-lo aos Estados Unidos, informou o ministério.
O National Transportation Safety Board com a Boeing e Federal Aviation Administration ajuda as autoridades sul-coreanas. O NTSB informou que qualquer informação seria divulgada pelo Conselho de Investigação de Acidentes Ferroviários e de Aviação da Coreia do Sul.
Novas informações
Nesta segunda-feira (30) O Ministério dos Transportes da Coreia do Sul apontou que a torre de controle havia alertado o piloto sobre a presença de pássaros na área pouco antes de o piloto relatar a colisão com as aves, fazer o pedido de socorro e solicitar o pouso na direção oposta.
O gabinete ainda pontuou que a torre havia instruído o piloto a mudar de rota logo após ele ter feito o pedido de socorro. A tentativa de pouso ocorreu cerca de dois minutos após o pedido de socorro, segundo o ministério.
Ainda não está claro, o que exatamente causou o acidente. Alguns especialistas em aviação questionam o impacto da colisão com pássaros na queda do avião da Jeju Air.
Segundo o ministério o piloto-chefe do voo ocupava a função desde 2019 e tinha cerca de 6.800 horas de experiência de voo.
O presidente interino da Coreia do Sul, Choi Sang-mok, declarou sete dias de luto nacional e ordenou uma investigação de todo o sistema de companhias aéreas do país, incluindo todos os aviões da Boeing 737-800 que operam no país.
Em sua visita ao local do acidente no domingo (29) o líder sul-coreano declarou uma zona especial de desastre ao expressar suas “sinceras condolências” às famílias das vítimas.
“Divulgaremos com transparência o progresso da investigação do acidente, mesmo antes da divulgação dos resultados, e manteremos as famílias enlutadas informadas”, expressou Choi na segunda-feira em uma reunião de controle de desastres em Seul, revelou o gabinete
A tragédia ocorre dois dias após ele ter assumido o cargo de presidente depois que a votação do parlamento destituiu o primeiro-ministro Han Duck-soo, que era o presidente interino desde que o presidente Yoon Sul Yeol foi destituído e suspenso do poder após um decreto de lei marcial de curta duração no início deste mês.
O presidente ainda lidera a equipe centralizada de controle de desastres, responsabilidade normalmente feita pelo primeiro-ministro. A operação também conta com mais de 700 funcionários da polícia, do exército e da guarda costeira mobilizados para os esforços de resposta no local, segundo o Ministério dos Transportes.
Enquanto isso, as famílias em luto começaram a depositar flores e velas em um altar memorial público montado em Muan para homenagear as vítimas do acidente, como mostrou um vídeo da agência de notícias Reuters.
“Ela estava quase chegando em casa”
Um pai que perdeu a filha disse à Reuters que não tinha notícias dela antes do acidente.
“Ela estava quase chegando em casa, então não sentiu a necessidade de telefonar”, compartilhou Jeon Je-Young, de 71 anos, sobre a filha Jeon Mi-Sook.
“Ela achava que estava voltando para casa. Acho que nos últimos momentos, quando ela tentou entrar em contato, o estrago já havia sido feito e o avião havia provavelmente caído”, revelou o pai.
Os únicos dois sobreviventes eram membros da tripulação, um homem e uma mulher, informou a equipe de resgate.
*CNN