Aguarde. Carregando informações.
Internacional

Papa Francisco lava os pés de 12 detentas de prisão feminina de Roma

Papa Francisco lava os pés de 12 detentas de prisão feminina de Roma

(Imagem: Reprodução/Vaticano)

O papa Francisco lavou e beijou nesta 5ª feira (28.mar.2024) os pés de 12 detentas da Penitenciária Feminina de Rebibbia, em Roma, na Itália. No cristianismo, o gesto é realizado antes da Páscoa por sacerdotes em referência ao trecho da Bíblia que narra quando Jesus Cristo lavou os pés dos apóstolos.

Segundo o Vatican News, algumas detentas ficaram emocionadas com o gesto do pontífice. As mulheres tinham de 40 a 50 anos e eram provenientes de 8 países. O costume é que o ato seja realizado com homens.

Francisco também celebrou uma missa no pátio do presídio, onde estão presas cerca de 360 mulheres. Na cerimônia, declarou que repetir o ato de Cristo “chama a atenção para a vocação do serviço”.

 “Agora faremos o mesmo que Jesus fez: lavar os pés. É um gesto que chama a atenção para a vocação do serviço. Peçamos ao Senhor que nos faça crescer, todos nós, na vocação do serviço”, afirmou o chefe da igreja católica.

Na tradição cristã, a “Quinta-feira Santa” celebra o dia em que Cristo lava os pés dos apóstolos antes da “Última Ceia”. A partir daí, segundo a Bíblia, começa o calvário de Cristo, com a morte na “Sexta-feira da Paixão” e a ressurreição do Domingo de Páscoa.

*Poder360