Aguarde. Carregando informações.
MENU

Terça-Feira, 03 de fevereiro de 2026

Internacional

Ucrânia ajustará negociação de paz após novo ataque da Rússia, afirma Volodymyr Zelensky

Grandes cidades ucranianas foram alvo de ofensiva em meio a temperaturas congelantes

Ucrânia ajustará negociação de paz após novo ataque da Rússia, afirma Volodymyr Zelensky

Prédio de Kiev, capital da Ucrânia, é danificado após ataque da Rússia (Imagem: SERVIÇO DE EMERGÊNCIA DO ESTADO DA UCRÂNIA NA REGIÃO DE Kyiv)

O trabalho da equipe de negociação da Ucrânia será ajustado após o ataque da Rússia contra instalações energéticas do país, que envolveu um número recorde de mísseis balísticos, disse o presidente Volodymyr Zelensky nesta terça-feira (3).

"Foi um ataque deliberado contra a infraestrutura energética, envolvendo um número recorde de mísseis balísticos", afirmou Zelenskiy.

"O Exército russo explorou a proposta dos Estados Unidos de suspender brevemente os ataques não para apoiar a diplomacia, mas para estocar mísseis e esperar pelos dias mais frios do ano, quando as temperaturas em grande parte da Ucrânia caem abaixo de -20°C", alegou.

A próxima rodada de negociações de paz com autoridades russas e americanas está prevista para começar nesta quarta-feira (4) em Abu Dhabi.

Nesta terça, a Rússia lançou um ataque massivo com drones e mísseis contra drones e mísseis.

Milhares de pessoas ficaram sem aquecimento enquanto as temperaturas caíam significativamente.

O presidente russo, Vladimir Putin, havia concordado na semana passada em suspender os ataques a grandes cidades ucranianas e à infraestrutura energética até domingo (1°), após um "pedido pessoal" do líder americano, Donald Trump, segundo o Kremlin.

Quase 1.200 prédios residenciais em dois distritos da capital ficaram sem aquecimento devido aos ataques, segundo o prefeito Vitaliy Klitschko.

*com informações da CNN e da Reuters

*CNN Brasil