Aguarde. Carregando informações.
MENU

Segunda-Feira, 06 de janeiro de 2025

Justiça

Ministério Público celebra TAC para garantir segurança em jogos no Rei Pelé durante obras

Ministério Público celebra TAC para garantir segurança em jogos no Rei Pelé durante obras

(Imagem: Assessoria )

Pensando na proteção de funcionários e torcedores, bem como de todos os envolvidos em atividades durante jogos de futebol no Estádio rei Pelé, em Maceió, o Ministério Público de Alagoas (MPAL), por meio da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor, convidou órgãos da Segurança Pública Polícia Militar de Alagoas e Corpo de Bombeiros) , bem como os diretamente ligados ao esporte (Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (Selaj) e (Federação Alagoana de Futebol (FAF) para a assinatura de um Termo de Ajustamento (TAC), nesta sexta-feira (3). A reunião foi conduzida pelo promotor de Justiça Max Martins. Em caso de descumprimento das cláusulas será aplicada multa de R$ 10 mil a ser revertida para a compra de de novas câmeras de segurança ou qualquer outro equipamento de utilidade para o Estádio Rei Pelé.

A pauta teve em destaque os jogos previstos para ocorrer nos próximos dias 4, 8 e 25 de janeiro, focando as discussões nas responsabilidades de cada representatividade e com valor de multa estipulado em caso de descumprimento das obrigações. Para não haver problemas que exijam a adoção de medidas mais acentuadas, é preciso que organizadores e público fiquem atentos ao que foi determinado oficialmente.

Para o jogo entre o Centro Sportivo Alagoano (CSA) e o Barcelona, por exemplo, programado já para este sábado (4), foi autorizada a presença de 10 mil torcedores, mas sem venda de ingressos para o Setor 3 que poderá ser ocupado pelo público do Setor 5.

Já para o jogo que acontecerá no dia 8, mudam as definições e serão disponibilizados 3.000 ingressos para o Setor 3. No entanto, toda a responsabilidade de controle das vendas ficará com o clube mandante. Para este evento, a entrada do Setor 3 será feita pelo portão 14 e, para tal, o clube deverá manter oito catracas móveis.

Também será de incumbência do clube mandante a proibição de acesso de veículos pelo portão 14, o mesmo disponibilizando o portão 13 para entrada de viaturas e ambulâncias.

Sobre o clássico entre CRB e CSA que está agendado para o dia 25, o mandante disponibilizará para o visitante 1.500 ingressos para o Setor 5 e mais 300 para o Setor 7, ficando incumbido, também, a pedido do Comando de Policiamento da Região Metropolitana (CPRM), de isolar as ruas de acesso aos mesmos e providenciar a instalação de barreiras e sinalizações.

“Iniciamos o ano já com três partidas previstas e o estádio passa por reformas, isso significa que os cuidados devem ser redobrados no tocante à estrutura visto que os torcedores, no auge da empolgação, costumam pular e se movimenta bastante. Atendendo a um pedido da Polícia Militar, o Ministério Público convidou os órgãos que habitualmente atuam nas tratativas relacionadas ao futebol, especificamente, neste momento, com a participação do Corpo de Bombeiros para discutir a questão estrutural, visto que o estádio se encontra em obras havendo, portanto, a necessidade de adequá-lo às reais condições de segurança . Também contamos com a participação dos representantes dos clubes, todos estão a par das suas responsabilidades e se comprometeram, o que o Ministério Público espera é o cumprimento do TAC”, afirma o promotor de Justiça Max Martins.

Delegações

As discussões também serviram para definir desembarque das delegações, ficando o portão 2, na Avenida Siqueira Campos, para descida das equipes com destino aos vestuários. Nesse caso, o clube mandante assume a segurança durante o desembarque, como também no embarque dos jogadores. Durante a partida, por segurança, os ônibus têm autorização para estacionar na Academia da Polícia Militar.

CBMAL

Par analisar o parecer técnico apresentado pelo engenheiro Carlos Eduardo Blaso durante a audiência desta sexta-feira (3), o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) abrirá uma comissão técnica para atualização do Termo de Autorização para Adequação do Corpo de Bombeiros (TAACB) que é um é um documento que atesta que a estrutura utilizada atende às exigências do Regulamento de Segurança Contra Incêndio.

SELAJ E FAF

Como garantia de segurança dos torcedores, a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Selaj), para o jogo do dia 8, assumiu o compromisso de instalar iluminação na Rampa 4, bem como de disponibilizar pontos de energia que possibilitem a instalação das catracas móveis. Além disso, efetuará toda a limpeza e retirada de entulhos após a partida.

Quanto à Federação Alagoana de Futebol (FAF) e aos clubes restou o compromisso de dar ampla divulgação ao TAC.

Assinaram o TAC, além do promotor de Justiça Max Martins, o comandante do CPRM, coronel Maciel Pantaleão; o tenente-coronel BM Francisco Leopardi, o presidente da FAF, Felipe Feijó, o secretário da Selaj, Carlos Humberto Risco, o diretor executivo do CRB, Diogo Peixoto, a presidente do CSA, Mirian Monte e o engenheiro Carlos Eduardo Blaso.

*Ascom MP/AL