Aguarde. Carregando informações.
MENU

Sexta-Feira, 18 de outubro de 2024

Maceió

Alunos participam de pesquisa que coleta dados para indicadores de qualidade da Educação em Maceió

Alunos participam de pesquisa que coleta dados para indicadores de qualidade da Educação em Maceió

(Imagem: Julita Bittencourt/Ascom Semed)

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) segue realizando a aplicação dos Indicadores Educacionais de Qualidade nas Escolas da Rede Pública 2022. Nesta terça-feira (25) foi a vez dos alunos dos 7° anos da Escola Municipal Jaime Amorim Miranda, na Santa Lúcia, que participaram da pesquisa. Cerca de 30 estudantes responderam ao questionário on-line.

A pesquisa, que começou no início de setembro, tem sido um instrumento de coleta de dados muito importante para a rede municipal de ensino de Maceió, pois possibilita a compreensão de fenômenos que se apresentam cotidianamente nas escolas e aproxima a realidade escolar dos gestores. 

Os indicadores são aplicados nas turmas do Ensino Fundamental II, do 6º ao 9° ano. No entanto, também podem e devem participar os gestores, professores e estudantes, mães, pais, responsáveis e funcionários das escolas.

Alunos do 7° C da escola respondendo ao questionário. Fotos: Julita Bittencourt/Ascom Semed

No questionário on-line há perguntas que avaliam a qualidade da estrutura física da unidade escolar, se já houve discriminação dentro da escola, o ensino e as estratégias pedagógicas na sala de aula, a participação dos pais e da comunidade escolar.

De acordo com a técnica pedagógica do Ensino Fundamental, Lorena Martins, a pesquisa foi criada com base na metodologia de autoavaliação desenvolvida pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Ela fala como está sendo a aplicação dos indicadores.

Lorena Martins, técnica da Semed. Foto: Julita Bittencourt/Ascom Semed
Lorena Martins, técnica da Semed. Foto: Julita Bittencourt/Ascom Semed

“Baseado nesse documento, nós selecionamos questões e tentamos adaptar a metodologia para a nossa realidade. Então, dividimos os alunos em grupos para que eles entrem em consenso para as respostas. Pela técnica que decidimos usar, a snowball, que a gente utiliza links pelo Google Forms para atingir, por exemplo, os responsáveis pelos alunos. Sendo assim, participando toda a comunidade escolar”, explicou. 

Ainda segundo a técnica, após a pesquisa, os dados serão tabulados e os resultados apresentados aos outros setores da secretaria. Ações serão desenvolvidas tendo como referência os resultados do questionário.

*Redação Alagoas Alerta com Assessoria