Domingo, 28 de dezembro de 2025
Domingo, 28 de dezembro de 2025
Órgão realizou diversas ações de fiscalização e conscientizou os moradores sobre o uso correto dos equipamentos públicos
Em 2025, Autarquia de Limpeza Urbana intensificou o combate ao descarte irregular de resíduos. (Imagem: Crystália Tavares/Ascom Alurb)
Uma das maiores dificuldades para manter a limpeza da cidade no dia é o descarte irregular de resíduos nos mais de 180 pontos específicos existentes em Maceió, feitos pela própria população. Por isso, desde o início do ano, a Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) intensificou os serviços para coibir a prática com ações de fiscalização e conscientização.
Fiscalização
As equipes de fiscalização realizam um trabalho complexo na cidade, sendo responsáveis em multar os cidadãos que ignoram o bom senso e os cuidados com o meio ambiente. Durante o ano, mesmo realizando ações com o objetivo de orientar a população, cerca de 300 notificações e 400 autuações foram aplicadas em pessoas e empresas que violaram o Código Municipal de Limpeza Urbana de Maceió. A multa para os infratores pode variar entre R$ 120,00 a R$ 30 mil.

Este ano, a Autarquia a Operação Cidade Limpa, que consiste na ampliação da fiscalização em pontos específicos da capital a fim de flagrar possíveis infratores. Desde seu lançamento, em março, a atividade já registrou mais de 60 infrações executadas por carroceiros e cidadãos com veículos. Na maioria dos casos, os infratores foram notificados e orientados a encaminhar seus resíduos para o descarte correto.
Descarte irregular
Seguindo a luta pela extinção destes pontos específicos de despejo inadequado, a Alurb tem feito o mapeamento de mais de 180 locais espalhados pela capital. Neles, o órgão realiza, diariamente, o recolhimento do lixo. Desde janeiro, mais de 230 mil toneladas de resíduos foram recolhidas. Esta quantidade de rejeitos gera um custo extra para o órgão que poderia ser investido no aperfeiçoamento da limpeza urbana da capital.

Ecopontos e Ecoleta
Uma opção para quem deseja descartar móveis inservíveis da forma correta, que é um dos materiais mais encontrados em pontos de lixo, é o Ecoponto. Em Maceió, sete equipamentos são oferecidos pela Prefeitura, de forma gratuita(confira os endereços no final do texto). Neles, além dos volumosos é possível descartar resíduos da construção civil, restos de poda de árvores. Por mês são coletadas, em média, 1.400 toneladas de materiais nestes equipamentos.
Instalados nos Ecopontos da Gruta de Lourdes e no Dique Estrada, o Ecoleta é mais uma ferramenta que visa interromper o ciclo do descarte irregular. O programa, que substitui carroças de tração animal por triciclos elétricos e oferece um salário mínimo e benefícios aos que aderem à iniciativa, está nas ruas todos os dias realizando o recolhimento de resíduos e dando a destinação correta para eles.
Endereço Ecopontos:
- Pajuçara: Rua Campos Teixeira, n°476;
- Tabuleiro: Rua Botafogo, por trás do Posto de Saúde Dr. Ib Gatto Falcão;
- Dique Estrada: Av. Governador Teobaldo Barbosa – Vergel do Lago;
- Santa Lúcia: Avenida Oswaldo Ramos, 912 - Jardim Petrópolis;
- Ecoponto Gruta de Lourdes: Rua Antônio Menezes de Araújo Lemos, 143 - Gruta de Lourdes;
- Santa Maria: Av. Lourival Melo Mota, Conjunto Santa Maria, s/n – Cidade Universitária;
- PDR Feitosa: Rua André Cardoso Borba - 366/394 - Feitosa;
- Petrópolis: Avenida Jorge de Lima - Petrópolis.
Os Ecopontos funcionam de domingo a domingo, das 6h às 18h.
*Redação com Assessoria