Aguarde. Carregando informações.
MENU

Sexta-Feira, 20 de fevereiro de 2026

Maceió

Alurb se reúne com Fecomércio para intensificar fiscalização em farmácias de Maceió

Encontro visa planejar ações que reforcem os cuidados com o descarte correto de medicamentos vencidos ou em desuso

Alurb se reúne com Fecomércio para intensificar fiscalização em farmácias de Maceió

Alurb se reúne com Fecomércio para intensificar fiscalização em farmácias da capital. (Imagem: Ascom Alurb)

Técnicos da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) se reuniram com representantes da Fecomércio Alagoas para planejar ações que reforcem os cuidados com o descarte correto de medicamentos vencidos ou em desuso e a fiscalização destas medidas.

De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), esses resíduos fazem parte da logística reversa, que é um instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios que orientam o retorno desses medicamentos e de suas embalagens para o setor empresarial, que deve dar uma destinação final ambientalmente adequada.

Foto: Ascom Alurb
Foto: Ascom Alurb

A diretora-executiva da Alurb, Kedyna Tavares, ressalta que é importante que todos os estabelecimentos façam sua parte, aderindo as regras e as práticas impostas por lei.

"O mínimo é seguir as medidas para que seu produto de trabalho tenha a destinação correta. Nós iremos intensificar a fiscalização, que já é realizada diariamente, nas farmácias para que mostrem como acondicionam os remédios vencidos ou em desuso", afirmou.

Os medicamentos vencidos ou que não possuem mais serventia não devem ser descartados juntamente com os resíduos comuns produzidos no domicílio. O usuário deve dirigir-se a farmácias, drogarias ou Unidades de Saúde, descartando os medicamentos de uso humano e suas respectivas embalagens.

Foto: Ascom Alurb
Foto: Ascom Alurb

Além da diretora, a Alurb foi representada no encontro, ocorrido na semana passada, pela engenheira ambiental, Pietra Alcântara, pelo fiscal, Alexandre Albuquerque, e pelo assessor jurídico, Hugo Alexandre.

*Redação com Assessoria