Quarta-Feira, 15 de janeiro de 2025
Quarta-Feira, 15 de janeiro de 2025
ONG Nosso Mangue promoveu palestra na sede da Autarquia de Limpeza Urbana e Desenvolvimento Sustentável
Representantes da ONG Nosso Mangue estiveram na sede da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), nessa terça-feira (14), para ministrar uma palestra a respeito do bioma e apresentar resultados do trabalho realizado em 2024. O objetivo da exposição foi ampliar o conhecimento e a preservação dos mangues da capital.
A CEO Fundadora do Nosso Mangue, Mayris Nascimento, explica que as informações compartilhadas pelo projeto Nosso Mangue são fundamentais para conscientizar a população sobre o papel essencial dos manguezais no equilíbrio ambiental.
"Esses ecossistemas ajudam a proteger a biodiversidade, capturam carbono, combatem as mudanças climáticas e são fonte de sustento para muitas comunidades. Conscientizar as pessoas é o primeiro passo para engajá-las na preservação e regeneração desses ambientes", disse.
Kedyna Tavares, diretora-executiva da Alurb, fala da necessidade de aprendizado a respeito de cada bioma e os cuidados que devem ser absorvidos e transmitidos para a população.
"Sou muito fã dos mangues da capital. Então, acho importante que todos consigam ver seu funcionamento para a natureza, como preservá-lo e como podemos somar com isso. Nossas ações de educação ambiental já possuem essa parceria com a ONG e a expectativa é que essas ações sejam ampliadas em 2025", contou.
Na palestra ainda foram citados a importância e as característas do mangue de pé, além de explicar os tipos de mangue existentes na natureza. Mayris Nascimento completa dizendo que "aprender e participar é o primeiro passo para a preservação. Evitar o descarte irregular, reduzir o consumo de plásticos, participar e divulgar nossas atividades são ações práticas do que podemos fazer para cuidar dos mangues".
A parceria da ONG Nosso Mangue com a Autarquia de Desenvolvimento Sustentável de Maceió (Alurb) tem registros de diversas ações de preservação. Essa colaboração fortalece o bioma, recursos e expertise técnica para garantir maior impacto na recuperação e preservação dos manguezais. Além disso, a Alurb amplia o alcance do projeto ao incluir o mangue em políticas públicas e iniciativas de desenvolvimento sustentável em Maceió.
Foto: Crystália Tavares/Ascom Alurb
*Redação com Assessoria