Quinta-Feira, 01 de janeiro de 2026
Quinta-Feira, 01 de janeiro de 2026
Serviços impactam na ampliação e melhoria da mobilidade da cidade, beneficiando milhares de maceioenses
Maceió encerra 2025 vivendo um dos maiores ciclos de obras de sua história recente. Por toda a cidade, grandes ações avançam em ritmo acelerado, muitas delas na reta final. A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), tem conduzido um conjunto robusto de iniciativas que ampliam a mobilidade urbana, reforçam a segurança de áreas vulneráveis e requalificam espaços de convivência, transformando a capital alagoana em um canteiro de obras com frentes simultâneas por toda a cidade.

Na área de proteção de encostas, seis importantes obras foram concluídas em 2025: grota da Macaxeira, Bela Vista, Ladeira da Sima, um dos pontos do Vale do Reginaldo, Mirante do São Rafael e João Sampaio. Outras regiões também seguem em fase final de execução, como Princesa Diana, Marquês de Abrantes, quatro outros pontos no Vale do Reginaldo e a grota da Alegria, minimizando riscos, ampliando a segurança e trazendo tranquilidade para centenas de famílias que conviviam com o medo constante de deslizamentos.

Na parte baixa da cidade, moradores e turistas também testemunham a chegada de um novo cartão-postal, a nova Orla do Passeio do Porto de Maceió que já está próximo de 80% de conclusão. Com 1,5 km de extensão entre o Jaraguá e a Pajuçara, o novo calçadão permitirá um percurso à beira-mar, onde antes o acesso era fechado, criando um corredor integrado de turismo, lazer, esporte e convivência. Ciclovia, pista de cooper, mirantes, playground, praças, academia ao ar livre e mobiliário moderno fazem parte do conjunto que promete atrair um público diverso durante todo o dia.

Outra obra que chega à reta final é a Passarela do Canaã, na Av. Durval de Góes Monteiro. Com 61 metros de extensão e 5,7 metros de altura, a estrutura contará com dois elevadores, um em cada sentido da via, ambos com capacidade para transportar até 18 pessoas por vez. A intervenção trará mais segurança aos pedestres em um dos trechos de maior movimento na via.
O avanço nas obras da Linha Verde, que opera com múltiplas frentes de trabalho, ao longo dos seus 2,38 km, também tem se destacado na mobilidade de Maceió. Com cerca de 70% de execução, a via que liga o Tabuleiro do Martins ao Antares, apresenta trechos pavimentados, como a nova rotatória. O projeto inclui pistas de sete metros de largura, canteiro central, ciclovia, passeio, pontos de ônibus distribuídos de forma estratégica e iluminação em LED, em toda a extensão, ampliando a rede viária da parte alta e oferecendo mais uma opção de deslocamento para motoristas e pedestres.

Também próxima da conclusão está a ampliação da Avenida Durval de Góes Monteiro. As marginais da via estão divididas em etapas, sendo a fase 2A, com 1,1 km de extensão, a que se encontra mais adiantada. A etapa 2B, será iniciada, em breve, e contempla mais 2,4 km até o viaduto da antiga sede da PRF, totalizando 3,5 km de via duplicada nesta segunda fase. A intervenção reduzirá os congestionamentos e facilitará o fluxo de veículos na parte alta.
Ao avaliar o conjunto das intervenções, o secretário municipal de Infraestrutura e vice-prefeito de Maceió, Rodrigo Cunha, destaca o caráter transformador das ações realizadas em 2025. “Maceió vive um momento histórico. Estamos concluindo obras importantes que resolvem problemas antigos, ampliam a mobilidade e oferecem mais segurança e qualidade de vida para a população. É um esforço conjunto, planejado e com resultados concretos.”, afirma.
As obras Linha Verde, ampliação da Durval de Góes Monteiro e Passarela do Canaã integram o Termo de Acordo Socioambiental firmado entre o MPF e a Braskem, com participação do MPE/AL e do município de Maceió.
*Redação com Assessoria