Aguarde. Carregando informações.
MENU

Quinta-Feira, 29 de janeiro de 2026

Maceió

Autarquia de Limpeza Urbana de Maceió apresenta Ecoboats para ativista ambiental Diego Saldanha

Criador da Eco Barreira veio a Maceió para visitar obras do Renasce Salgadinho

Autarquia de Limpeza Urbana de Maceió apresenta Ecoboats para ativista ambiental Diego Saldanha

(Imagem: Walisson Vieira/Ascom Alurb)

Ex-vendedor de frutas e ativista ambiental, criador da Eco Barreira e da Ecopeneira, Diego Saldanha veio a Maceió para conhecer o Renasce Salgadinho, a maior obra ambiental e de reurbanização da história da cidade. Aproveitando sua presença, a Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana(Alurb) o levou para conhecer os Ecoboats, que atuam na orla marítima e na Lagoa Mundaú.

Acompanhado por integrantes da Autarquia, Saldanha andou a bordo de um dos três catamarãs que fazem o recolhimento de resíduos descartados irregularmente nos biomas supracitados. "Visitar Maceió é um sonho realizado. Tenho raízes aqui e tive o prazer de ser convidado. A convite de vocês, fui andar um pouco e conhecer o Ecoboat, onde vi seu significado, o trabalho realizado pelos operadores e como eles contribuem para a limpeza nos locais onde atuam. O trabalho na Lagoa também é incrível, sei que foram muitas toneladas de materiais coletados e retirados destes biomas, fazendo com que a vida marinha ganhe em preservação e volte a crescer nestes locais", disse.

Diego construiu a primeira Eco Barreira em um rio próximo de sua residência. Foto: Cortesia
Diego construiu a primeira Eco Barreira em um rio próximo de sua residência. Foto: Cortesia

Eco Barreira

O primeiro protótipo foi feito por Diego com tambores de 50 litros envolvidos por redes de proteção. Hoje, ele tem um modelo mais eficiente, com quatro balsas feitas com tambores e um guindaste que segura um grande saco para facilitar a coleta dos materiais.

Foto: Jonathans Lins/Secom Maceió
Foto: Jonathans Lins/Secom Maceió

Saldanha também é criador da Ecopeneira, equipamento produzidos para o recolhimento mais eficiente dos "microlixos", resíduos de pequenas dimensões, que acabam escapando do processo de limpeza pública diária. Em Maceió, elas já são utilizadas na faixa de areias das praias e na limpeza de quadras de areia em praças espalhadas pela capital.

Diego, que mora no Paraná, finalizou elogiando a culinária e agradecendo a receptividade. "Depois de conhecer tudo, aproveitei para almoçar pratos típicos da região e amei. Quero agradecer a todos que me receberam bem, principalmente o Prefeito JHC, toda equipe da Alurb e do Ecoboat. Foi tudo sensacional", completou.

Foto: Walisson Vieira/Ascom Alurb
Foto: Walisson Vieira/Ascom Alurb

As Eco Barreiras agora passam a ser pauta da Prefeitura de Maceió para o avanço na contenção da chegada de resíduos as praias e lagoas da capital. A visita na Lagoa Mundaú também teve o apoio da ONG Nosso Mangue, que pratica diversas atividades na região visando a não poluição da laguna.

*Redação com Assessoria