Sexta-Feira, 11 de abril de 2025
Sexta-Feira, 11 de abril de 2025
Órgão aproveitou o momento para conscientizar os cidadãos a respeito da importância do descarte correto de resíduos e a preservação dos biomas marinhos
A Praia de Guaxuma, em Maceió, ganhou mais algumas moradoras ilustres, na última quinta-feira (3). Trata-se de filhotes de tartaruga da espécie tartaruga-de-pente, monitoradas pelo Instituto Biota para serem devolvidas à natureza de forma saudável. A Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) acompanhou a soltura, firmando a parceria em ações que envolvem educação ambiental e o ecossistema marinho.
A soltura de 37 animais da espécie ocorreu na praia de Guaxuma, em um trabalho emocionante, acompanhado por especialistas e pelo público presente. A diretora-executiva da Alurb, Kedyna Tavares, celebra mais uma soltura efetuada com sucesso. "A Prefeitura vem fortalecendo os projetos voltados ao meio ambiente, principalmente com o ecossistema marinho, a exemplo do Biota, para que ações como esta sejam cada vez mais frequentes. Educação ambiental acessível para os cidadãos é o nosso objetivo, isso amplia a preservação e promove outras ações similares", disse.
Os jovens aprendizes da Viambiental e Naturalle, empresas que fazem a coleta domiciliar na capital, aproveitaram a grande concentração de pessoas para orientar a respeito da importância do descarte correto de resíduos que, consequentemente, amplia a preservação dos biomas marinhos.
O presidente do Biota, Bruno Stefanis, destacou a importância da colaboração do município de Maceió para a proteção da fauna marinha e sua emoção de realizar mais uma soltura.
"São importantes as ações que envolvem o poder público. Ficamos 50 dias monitorando o ninho e chegamos até esse momento, de garantir que eles cheguem a natureza com total segurança. A participação da população é ótimo, pois sensibilizamos eles a respeito da conversação destes locais. Solturas como estas servem de feedback positivo para as relações público-privadas que temos", contou.
A Alurb atua diariamente em ações que preservam a cidade e seus ecossistemas. Por meio de atividades de educação ambiental e fiscalização, além da coleta em pontos críticos de descarte irregular e reforça o compromisso de preservação do meio ambiente e evitar que atitudes negativas sejam prejudiciais à natureza.
Foto: Ascom Alurb
*Redação com Assessoria