Aguarde. Carregando informações.
MENU

Segunda-Feira, 06 de janeiro de 2025

Maceió

Centro Pop oferece oportunidades para pessoas em situação de rua em Maceió

De janeiro de 2021 a setembro de 2024, as três unidades do Centro Pop, localizadas na Levada, Benedito Bentes e Jaraguá, atenderam 13.904 pessoas em situação de vulnerabilidade social

Centro Pop oferece oportunidades para pessoas em situação de rua em Maceió

(Imagem: Jonathan Lins)

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes) promove diversos serviços voltados para pessoas em situação de vulnerabilidade social, efetivando políticas públicas e garantindo espaços para o desenvolvimento dos usuários. Um deles é o Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro Pop), que atende jovens, adultos, idosos e famílias em situação de rua.

Atualmente, o município de Maceió dispõe de três unidades do Centro Pop, localizados nos bairros Jaraguá, Levada e Benedito Bentes, para atender e levar serviços socioassistenciais para pessoas em situação de rua, risco e vulnerabilidade social. A escolha da localização dos equipamentos foi estratégica, com o intuito de prestar assistência as regiões que registram os maiores índices de vulnerabilidade da capital.

Atendimentos

Segundo a Diretoria de Proteção Social Especial, de Janeiro de 2021 a Setembro de 2024, foram realizados 13.904 mil atendimentos nas três unidades da cidade, levando serviços de assistência social, higiene, alimentação e atividades educativas, além de encaminhamentos para outras políticas públicas do município de Maceió. Os Centros Pop funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e nos finais de semana com entregas de refeições.

Incentivo à cultura

Dentre as atividades realizadas, o incentivo cultural é uma das preferidas dos usuários. A ação oferece oficinas de arte, pintura, sessões de cinema e de leitura.  Jáder Freire, de 58 anos, morou na rua por 10 anos e hoje celebra sua reintegração através dos serviços do Centro Pop. Segundo ele, a única coisa que a vida não conseguiu levar foi o seu amor por livros.

Leitor compulsivo, Jáder Freire encontrou no Centro Pop uma oportunidade de voltar à vida depois de passar 10 anos em situação de rua. Foto: Juliete Santos.
Leitor compulsivo, Jáder Freire encontrou no Centro Pop uma oportunidade de voltar à vida depois de passar 10 anos em situação de rua. Foto: Juliete Santos.

"Eu morei na rua durante 10 anos da minha vida e vi coisas que nunca imaginei passar durante os meus 58 anos de idade. Por causa da droga e da bebida, eu perdi tudo. Emprego, família, amigos, tudo. Quando olho pra trás e vejo o que passei, me sinto como se estivesse nos livros que costumava ler, como "Capitães de Areia" de Jorge Amado. A minha história só tomou outro rumo após dar entrada no Centro Pop, e foi através dele que eu posso dizer que renasci, que passei a me enxergar novamente", disse.

Centro Pop - O que é?

Oferece o serviço especializado para pessoas em situação de rua, ao realizar atendimentos individuais e coletivos, oficinas e atividades de convívio e socialização, além de ações que incentivam o protagonismo e a participação social das pessoas em situação de rua. Também funciona como ponto de apoio para pessoas que moram e/ou sobrevivem nas ruas. Promove o acesso a espaços de guarda de pertences, higiene pessoal, alimentação e provisão de documentação.

O Centro Pop atende jovens, adultos, idosos e famílias que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência.

O serviço pode ser acessado de forma espontânea pela pessoa em situação de rua, a qualquer momento. Pode também ser acessado por encaminhamento do Serviço Especializado em Abordagem Social, por outros serviços da Assistência Social ou de outra política pública e por órgãos do sistema judiciário.

Onde funciona?

Centro Pop I - Avenida da Paz, n°1002,  Jaraguá. Telefone: (82) 3312-5931;

Centro Pop II - Rua Formosa 739, Levada. Telefone: (82) 3312-5932;

Centro Pop III – Rua B 41, Residencial Benedito Bentes 1, próximo ao terminal do Benedito Bentes.

*Redação com Assessoria