Aguarde. Carregando informações.
MENU

Quinta-Feira, 02 de maio de 2024

Maceió

Combate às drogas: Educação firma parceria para levar Proerd às escolas públicas de Maceió

Combate às drogas: Educação firma parceria para levar Proerd às escolas públicas de Maceió

(Imagem: Daniel Marinho/Ascom Semed)

A Secretaria de Educação de Maceió (Semed) consolidou a parceria com a Polícia Militar de Alagoas para garantir a expansão do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) nas unidades escolares da rede municipal de Maceió.

Nesta quarta-feira (15), o secretário de Educação da capital, José Neto, assinou o protocolo de intenções que celebra a parceria entre o Município e a corporação. Na ocasião, o secretário municipal recebeu a coordenadora estadual do Proerd, Coronel Valdenize Ferreira, e o sargento Hugo Torres, que apresentaram as práticas exitosas de prevenção ao uso de drogas e violência do programa.

Antes, as diretoras escolares acionavam a Polícia Militar, solicitando a formação do Proerd nas escolas. Agora, com a firmação do protocolo de intenção, a iniciativa será ampliada para todas as unidades escolares do Município.

Para José Neto, esta parceria é essencial na construção dos alunos como cidadãos. “É uma parceria importante que tem dado certo há anos. A maioria dos nossos estudantes têm origens vulneráveis, então, a conscientização do não uso de drogas e do combate à violência, através do Proerd, fortalece ainda mais a integridade, a segurança e a educação dessas crianças, adolescentes e adultos”, destacou.

A formação ocorre ao longo de seis meses com 16 instrutores da Polícia Militar capacitados para oferecer orientações aos estudantes no combate ao uso de drogas e à violência.

Em 20 anos de história, o Proerd já formou 447.878 mil crianças, adolescentes, jovens e adultos, sendo referência na prevenção ao uso de drogas e à prática de violência em Alagoas. Somente, em 2022, foram formados mais de 34.044 mil alunos no Proerd.

“O programa é preponderante dentro da escola, para que as crianças sintam-se fortalecidas no conhecimento sobre drogas e suas consequências. Para que elas possam ser um elo de comunicação para a família e sociedade, esse é o nosso objetivo”, pontuou a coronel Valdenize Ferreira.

*Redação Alagoas Alerta com Ascom Semed