Aguarde. Carregando informações.
MENU

Quarta-Feira, 15 de janeiro de 2025

Maceió

Defesa Civil de Maceió já realizou 271 atendimentos de famílias em vulnerabilidade social este ano

Defesa Civil de Maceió já realizou 271 atendimentos de famílias em vulnerabilidade social este ano

(Imagem: Secom Maceió)

A Defesa Civil de Maceió atende a famílias em vulnerabilidade social, que residem em áreas de risco de toda a capital. A Diretoria Social realiza atendimentos de famílias e/ou pessoas que estão sem condições mínimas de moradia digna, entendendo as necessidades e realizando os encaminhamentos necessários, de acordo com a situação apresentada, seja para uma família que perdeu sua residência em um desabamento, ou mesmo por uma inundação.

Somente este ano, até o momento, a diretoria já realizou 271 atendimentos. “Coordenamos as ações de ajuda humanitária e de calamidade pública e executamos ações de atendimento social de caráter emergencial, em situação de risco iminente e em caso de desastres”, enfatiza a diretora da social da Defesa Civil de Maceió, Sheila Ferro.

Por meio da diretoria é possível que os cidadãos sejam encaminhados para os órgãos competentes do Município. “Os encaminhamentos são realizados por meio de uma escuta qualificada e profissional competente. Essas famílias, em seguida, passam por uma triagem e averiguação dos critérios para adesão dos benefícios”, explica.

Encaminhamentos

Após analisar a situação de vulnerabilidade social, a Diretoria Social encaminha as famílias para as secretarias de competência de cada benefício, como a de Habitação, em casos de perda do imóvel, ou para receber o auxílio moradia, na Secretaria de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes), de acordo com a escuta qualificada realizada pela equipe. Até agosto deste ano, já foram realizados 224 encaminhamentos de ambos os casos.

Além destes, a Defesa Civil de Maceió também realiza encaminhamentos para a rede de atendimento socioassistencial como o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), a Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc), a Secretaria Municipal de Educação (Semed), o Conselho Tutelar, entre outras pastas municipais.

“Estes atendimentos são de fundamental importância do ponto de vista social, pois em um momento de desastre, a família precisa de todo o suporte, não somente para receber os benefícios municipais, mas também para ter uma escuta qualificada”, reforça a diretora.

Como acionar a Defesa Civil de Maceió

Em casos de riscos, a população deve ligar para os números 199 ou 156 e descrever o cenário. Uma equipe irá até o local para analisar a situação e realizar os encaminhamentos necessários.

*Redação Alagoas Alerta com Secom Maceió