Aguarde. Carregando informações.
MENU

Quarta-Feira, 15 de janeiro de 2025

Política

Benedito de Lira é sepultado em Maceió com homenagens de familiares e políticos

Benedito de Lira é sepultado em Maceió com homenagens de familiares e políticos

(Imagem: Maciel Rufino )

O sepultamento do ex-senador e prefeito da Barra de São Miguel, Benedito de Lira, popularmente conhecido como “Biu”, ocorreu na manhã desta quarta-feira (15), no Cemitério Parque das Flores, localizado no bairro Canaã, parte alta de Maceió.

A missa de corpo presente deu início às 9h, em uma das capelas, onde está sendo realizado o velório. Estiveram presentes o seu filho, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), a esposa de Benedito, Tereza Palmeira e outros familiares.

Além disso, também compareceram para prestar homenagens ao ex-senador, o governador interino do Estado, Ronaldo Lessa (PSB), o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, o JHC (PL), o vice-prefeito da capital, Rodrigo Cunha (Podemos), o ex-senador e ex-governador de Alagoas, Teotônio Vilela Filho (PSDB) e outros políticos e autoridades.

História na política alagoana

Nascido em Junqueiro, em 1942, Benedito teve uma infância marcada pela pobreza, o que o motivou a superar os obstáculos e abraçar a política como propósito de vida. Sua trajetória começou em sua terra natal, onde foi eleito vereador por dois mandatos consecutivos, em 1966 e 1970.

Ao transferir-se para Maceió, ele atuou em diversos setores, como escriturário do Banco do Povo S.A., membro da Mesa Diretora da Santa Casa de Misericórdia e gestor do antigo Colégio Cenecista Élio Lemos, localizado no bairro do Vergel do Lago.

Em 1972, Benedito foi eleito para a Câmara de Vereadores de Maceió, onde exerceu dois mandatos entre 1973 e 1982. Após esse período de atuação marcante, foi eleito deputado estadual por três mandatos consecutivos, representando a população na Casa de Tavares Bastos de 1983 a 1994, tendo presidido o legislativo alagoano em mais de uma legislatura.

Em 1994, foi eleito deputado federal por voto popular. Apesar de ser candidato a vice-governador em 1998, retornou à Câmara dos Deputados, conquistando mandatos consecutivos em 2002 e 2006. Em 2010, foi o mais votado na disputa para o Senado Federal, onde trabalhou intensamente por Alagoas até 2018. Durante sua trajetória, também concorreu ao governo do estado em 2014.

*Cada Minuto