Quinta-Feira, 22 de janeiro de 2026
Quinta-Feira, 22 de janeiro de 2026
Árvore havia sido semeada durante um evento da Alurb com alunos da rede municipal na última sexta-feira (16)
Em uma das vistorias corriqueiras realizadas pelas equipes do setor de arborização da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) os integrantes perceberam a ausência de uma muda de Ipê (Handroanthus albus), aparentemente arrancada do local, que havia sido plantada recentemente no novo Mirante da Santa Amélia, localizado na Avenida Jorge Montenegro de Barros.

O espécime foi semeado no local na última sexta-feira (16), quando o órgão realizou a Tardezinha da Arborização com alunos da rede municipal, que abriu a quarta etapa do Projeto Arborizar é Massa. A diretora do setor responsável, Karine Gabriela, ressalta a importância de preservar ao invés de agir de maneira irresponsável.
"Temos mapeados diversos locais da cidade para que possamos realizar plantios de espécies nativas e frutíferas e aproveitar os vários benefícios que elas trazem. Esse tipo de atitude nos deixa triste, danifica a árvore e também o patrimônio público", disse.

Caso você seja denunciado enquanto pega a muda, pode ser encaminhado a uma delegacia e detido de acordo com a Lei 9.605/98, que prevê sanções penais e administrativas de condutas que lesam o meio ambiente. No artigo 49 da legislação, diz que "destruir, danificar, lesar ou maltratar, por qualquer modo ou meio, plantas de ornamentação de logradouros públicos ou em propriedade alheia" pode render detenção de três meses a um ano e/ou multa.
*Redação com Assessoria