Aguarde. Carregando informações.
MENU

Sexta-Feira, 17 de janeiro de 2025

Maceió

Em dois anos, Corujão da Saúde já atendeu quase 175 mil pessoas na rede municipal

Em dois anos, Corujão da Saúde já atendeu quase 175 mil pessoas na rede municipal

(Imagem: Ascom SMS)

Considerado um dos maiores programas na saúde pública de Maceió, o Corujão da Saúde comemora, nesta sexta-feira (1º), dois anos de existência com 174.518 atendimentos à população. A iniciativa da Prefeitura de Maceió, que tem como objetivo ampliar os atendimentos de saúde para aqueles que não podem se dirigir a uma Unidade de Saúde durante o dia, tem facilitado o acesso a serviços e diminuído o fluxo de espera por atendimentos. Com isso, além do horário normal de funcionamento, as unidades de saúde passaram a ter horário estendido, das 17h às 21h.

Para o secretário de Saúde de Maceió, Luiz Romero Farias, o Corujão da Saúde tem feito diferença na saúde pública da capital com a ampliação da oferta de atendimentos durante o horário noturno.

“O Corujão da Saúde representa um grande avanço na saúde pública da nossa capital. O programa facilita o acesso de pessoas que não podem se dirigir aos postos durante o dia para cuidar da saúde. Com o horário estendido, os usuários podem ir às unidades também no horário noturno para realizar um atendimento médico. O Corujão da Saúde é um sucesso e tem feito a diferença na vida de cada pessoa que necessita do SUS”, destaca.

Secretário de Saúde de Maceió, Luiz Romero Farias. Foto: Ascom SMS
Secretário de Saúde de Maceió, Luiz Romero Farias. Foto: Ascom SMS

Maceió já conta com 22 unidades no modelo Corujão da Saúde. Entre os serviços oferecidos para a população estão os atendimentos clínicos, odontológicos, testes rápidos para detectar HIV, Sífilis, Hepatites B e C e gravidez, puericultura, ginecologia, dispensação de medicamentos, aferição de pressão arterial, glicemia e vacinação. Além disso, os usuários podem contar com os programas estratégicos da Atenção Básica, como saúde do homem, saúde do idoso e acompanhamento de doentes crônicos (hipertensão e diabetes), hanseníase e tuberculose.

Como ter acesso aos serviços

São disponibilizadas 16 vagas, para consultas médicas e de enfermagem, em cada unidade que funciona no modelo Corujão da Saúde, sendo quatro para emergências, no horário das 17h às 21h.

Para a marcação do atendimento, basta o usuário comparecer até a Unidade de Saúde no horário estendido, munido de documento pessoal com foto, comprovante de residência e cartão SUS.

Se houver vaga, o usuário é prontamente atendido. No caso de fichas esgotadas, os profissionais fazem um agendamento prévio, para o dia seguinte ou o dia mais próximo.

Unidades com Corujão da Saúde

  1. UBS Maria da Conceição Fonseca Paranhos (Jacarecica);
  2. UBS Tereza Barbosa (Eustáquio Gomes);
  3. UBS Hamilton Falcão (Benedito Bentes);
  4. UBS José Tenório (Serraria);
  5. UBS Durval Cortez (Prado);
  6. UBS Pitanguinha;
  7. UBS Osvaldo Brandão Vilela (Ponta da Terra);
  8. UBS Antônio de Pádua (Petrópolis);
  9. UBS José Guedes de Farias (Santa Amélia);
  10.  UBS Djalma Loureiro (Clima Bom);
  11.  UBS Aliomar Almeida Lins (Benedito Bentes);
  12.  USF Jorge David Nasser (Ipioca);
  13.  USF Vanderli Maria de Andrade (Riacho Doce);
  14.  UBS Jardim São Francisco (Levada);
  15.  UBS Felício Napoleão (Jacintinho);
  16.  US Jorge Duarte Quintella Cavalcanti (Graciliano Ramos);
  17.  URS Walter de Moura Lima (Santa Amélia);
  18.  UDA Divaldo Suruagy (Barro Duro);
  19.  USF João Sampaio (Tabuleiro do Martins);
  20.  UBS José de Araújo Silva (Jacintinho);
  21.  UBS Hélvio Auto (Trapiche da Barra);
  22.  UBS Roland Simon (Vergel).

*Redação Alagoas Alerta com Secom Maceió