Aguarde. Carregando informações.
Maceió

Escolas municipais de Maceió mobilizam comunidade escolar para eleição direta de diretores e vices

Processo eleitoral conta com apresentação de candidatos e debate de propostas de trabalho

Escolas municipais de Maceió mobilizam comunidade escolar para eleição direta de diretores e vices

Candidatos conversam com a comunidade escolar e apresentam propostas de trabalho. (Imagem: Cortesia)

A rede pública municipal de ensino iniciou, em março, o período de campanha para as eleições de diretores e vice-diretores das unidades escolares. A mobilização prossegue até o dia 18 de abril e marca um momento importante de participação da comunidade escolar, fortalecendo a gestão democrática na educação pública do município de Maceió.

O objetivo é garantir a continuidade de um processo democrático, transparente e participativo, permitindo tanto a renovação quanto a permanência de gestores, conforme a escolha da comunidade.

O pleito envolve pouco mais de 90 unidades de ensino, entre escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), reforçando a participação ampla das unidadades de ensino. Cada instituição conta com uma Comissão Eleitoral escolar, formada por membros do Conselho Escolar, responsável por organizar e fiscalizar todo o processo, desde as regras de campanha até a estrutura de votação.

De acordo com a presidente da Comissão Eleitoral, Cheila Vasconcelos, após o encerramento da campanha, no dia 20 de abril, será realizada a retirada de todas as propagandas eleitorais. O dia da eleição está marcado para 22 de abril, quando a comunidade escolar poderá escolher seus representantes para o próximo triênio.

Segundo a presidente da comissão, o início da campanha representa um momento importante. “Este é o marco inicial de um processo que fortalece a democracia dentro das escolas. Temos candidatos que são professores, coordenadores, diretores e vice-diretores, alguns buscando uma nova oportunidade e outros a recondução”, destacou.

O processo eleitoral segue as diretrizes da Lei nº 6.482/2015, que regulamenta a escolha dos diretores escolares na rede municipal, além da Portaria nº 35/2026, publicada no início de março, que estabelece as normas específicas deste pleito.

Outro ponto importante é a organização da lista de votantes, que inclui pais, responsáveis, estudantes a partir de 16 anos, e servidores das unidades de ensino. Esse levantamento, segundo Cheila Vasconcelos, começou a ser estruturado com base em dados consolidados desde 23 de fevereiro, garantindo que todos os segmentos da comunidade escolar estejam aptos a participar da votação.

Divulgação

Na prática, a campanha permite o uso de diferentes estratégias de divulgação, como redes sociais, incluindo Instagram e WhatsApp, além de materiais impressos, como panfletos, camisetas e bottons.

Com a abertura oficial da campanha, as escolas passam a vivenciar um período de debates, propostas reforçando o papel da comunidade na construção de uma educação pública mais participativa.

Campanha

A diretora da escola Zilka de Oliveira, Sandra Mônica Paes Guimarães, e a vice-diretora Maria Cláudia Cardozo dos Santos iniciaram a campanha na unidade de ensino.

“É um processo de grande relevância para a qualidade da educação pública municipal, porque está diretamente ligado ao fortalecimento do princípio da gestão democrática, que é previsto em lei”, explicou Sandra, acrescentando que o processo eleitoral fortalece a gestão democrática e impacta diretamente a qualidade do ensino.

Ela destaca que esse momento é importante para toda a comunidade escolar. “Os diretores são eleitos através da participação da comunidade escolar. É nesse momento que professores, pais e alunos escolhem quem de fato vai gerir a escola, diretor e vice-diretor. A escolha dos gestores ocorre de maneira participativa, envolvendo diferentes segmentos da comunidade escolar”, destacou Sandra.

“A comunidade escolar vai levar em consideração princípios como transparência, legitimidade da gestão e continuidade do trabalho, bem como a correta aplicação dos recursos financeiros e a prestação de contas. Se acharem pertinente, darão um voto de confiança”, afirmou.

Sandra pondera que dessa forma os gestores assumem um compromisso ainda maior com a comunidade. “Nós, gestores, precisamos estar comprometidos com as demandas reais da escola, tendo como objetivo principal a aprendizagem das crianças”, disse.

Em síntese, a diretora reforçou que a prioridade da gestão é atender às necessidades da escola, com foco no desenvolvimento dos estudantes.

Como uma das propostas de gestão, Sandra afirma que pretende continuar com o trabalho que vem fazendo melhorando o clima organizacional, com participação coletiva e fortalecimento do trabalho colaborativo.

Sandra Mônica também explicou que convidou outros profissionais da escola para participarem do curso de gestores. “A proposta foi lançada para toda a escola, inclusive as coordenadoras também participaram conosco. O objetivo é ampliar a participação e preparar outros membros da equipe para futuras funções de gestão”, revelou.

Para Sandra, o ambiente da campanha na escola está ocorrendo de forma tranquila. “O clima é tranquilo, a equipe é focada, unida e está apoiando. A campanha está acontecendo de forma muito tranquila”, concluiu.

*Redação com Assessoria