Quarta-Feira, 22 de janeiro de 2025
Quarta-Feira, 22 de janeiro de 2025
Jovens cursaram preparatório Pré-Ifal Educar é Massa
Thaline Hozana, 16 anos, concluiu o Ensino Fundamental na Escola Municipal Antídio Vieira, localizada no bairro Trapiche da Barra. Depois de participar dos aulões gratuitos do Pré-Ifal Educar é Massa, a adolescente foi aprovada no curso técnico de Mecânica, no Campus Maceió do Instituto Federal de Alagoas, o Ifal.
A adolescente conta que, mesmo com a preparação, o resultado não era o que esperava. “Fiquei muito feliz e surpresa, apesar de ter estudado muito para a prova, pensei que não tinha sido o suficiente, mas no final todo o esforço valeu à pena”.
Para Thaline Hozana, o Pré-Ifal foi crucial na preparação para o exame e elogiou o dinamismo dos aulões. “Todos os professores presentes ajudaram muito com suas dicas e ensinamentos. Principalmente os de Português e Conhecimentos Gerais. Todos são excelentes e, principalmente, ajudaram a entender os assuntos com leveza”, destacou.
A estudante agradeceu o apoio da família, dos amigos e da escola. “Sou muito grata a todos que me apoiaram e ajudaram durante todo o tempo. Por todos os meus amigos que me apoiaram e estiveram felizes comigo por essa conquista”, afirmou.
Keviny Vinicius, 15 anos, também completou o Ensino Fundamental na Antídio Vieira e frequentou o preparatório gratuito do Pré-Ifal Educar é Massa. O jovem foi aprovado no curso técnico de Desenvolvimento de Sistemas, do Campus Maceió. ”Estou muito feliz e realizado. Eu também gostei muito da experiência de participar do Pré-Ifal”, disse.
O preparatório gratuito, realizado pela Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), contribuiu para que 168 estudantes conquistassem a aprovação em cursos técnicos do Ifal, equivalentes ao Ensino Médio.
Os aulões gratuitos foram ministrados por professores locais e outros profissionais que se destacam em nível nacional. Os estudantes que participaram do preparatório e foram aprovados celebram a conquista. São alunos que se formaram no Ensino Fundamental em escolas municipais da capital e também do interior de Alagoas.
Mais oportunidades
Allana de Souza França, 15 anos, cursou o Ensino Fundamental no município de Mar Vermelho. Após frequentar os aulões gratuitos, a adolescente passou em primeiro lugar no curso técnico de Informática para Internet, no campus do Ifal na cidade de Viçosa.
“No aulão consegui aprimorar o conhecimento que recebo nas aulas diárias. Foi uma boa experiência, e tive a oportunidade de ter aula com professores que acompanhava apenas pelo You Tube. Agradeço a esse apoio disponibilizado pela Prefeitura de Maceió, que fez a diferença na obtenção desse bom resultado”, frisou.
Compromisso com a Educação
O secretário de Educação de Maceió, Victor Braga, parabenizou a todos os aprovados, especialmente aos que participaram do preparatório gratuito e que integram a rede pública municipal. O titular da Semed reforçou o compromisso do prefeito JHC com uma educação pública de qualidade, transformadora e democrática.
“Nós que fazemos parte dessa gestão estamos muito felizes com esse resultado, com o fato de termos podido contribuir um pouco com o futuro desses jovens, que terão acesso a um Ensino Médio e curso técnico de qualidade reconhecida. Investir no futuro das nossas crianças e jovens, por meio da educação, será sempre uma prioridade", pontuou.
O secretário ainda lembrou que o Pré-Ifal Educar é Massa, cuja primeira edição aconteceu em 2023, foi idealizado pela então secretária municipal de Educação, Jó Pereira.
Pré-Ifal
As duas edições do preparatório, realizadas em 2023 e 2024, tiveram o apoio do professor Beto Brito. Durante os aulões, realizados nos meses de novembro e dezembro de 2024, os estudantes que assistiram as aulas presenciais, receberam kits com camisa e material de estudo exclusivo. Os alunos ainda participaram de sorteios de brindes e dinâmicas.
Os aulões foram ministrados por professores reconhecidos em Alagoas e no Brasil, entre eles Noslen Borges, responsável pelo maior canal de Língua Portuguesa do mundo, com mais de cinco milhões de inscritos e Pamella Brandão, mais conhecida como Pamba, professora de Português e Youtuber, cujo canal tem mais de dois milhões e meio de inscritos.
*Redação com Assessoria