Aguarde. Carregando informações.
MENU

Quarta-Feira, 05 de fevereiro de 2025

Maceió

Fortes chuvas deixam ruas e vias alagadas em vários bairros de Maceió

Fortes chuvas deixam ruas e vias alagadas em vários bairros de Maceió

(Imagem: Douglas Silva)

Os estrondos de trovões e relâmpagos no céu chamaram atenção dos moradores de Maceió na manhã desta quarta-feira (5). O barulho dos raios e os clarões iluminando o céu acompanham uma mudança no tempo, já prevista pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), que emitiu um aviso meteorológico alertando para chuvas intensas e ventos fortes em diversas regiões do estado.

Alguns pontos da capital ficaram alagados. Os motoristas enfrentaram dificuldades porque o trânsito ficou lento em quase toda a cidade. Na Cambona um carro caiu no canal. A Avenida Fernandes Lima ficou alagada nas proximidades do CEPA. A Avenida Major Cícero Cavalcante ficou totalmente alagada.

Segundo a Semarh, as condições adversas devem se intensificar entre esta terça (4) e quinta-feira (6), atingindo o Litoral, Zona da Mata, Baixo São Francisco e parte do Agreste. A instabilidade climática é provocada pela atuação de um sistema meteorológico que favorece a formação de nuvens carregadas.

Com isso, há risco de pancadas de chuva ao longo do dia, intercaladas com períodos de tempo seco. Os ventos podem ser fortes, aumentando a possibilidade de destelhamentos, quedas de árvores e placas mal fixadas. Além disso, as chuvas podem causar alagamentos em áreas com drenagem deficiente.

Apesar das instabilidades, até o momento não há previsão de elevação significativa dos níveis dos rios e lagoas do estado. A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (Spden) segue monitorando a situação e poderá emitir novos avisos caso as condições climáticas se agravem.

O que fazer em caso de temporais?

 

  •  Evite locais abertos e não fique próximo a árvores ou postes durante a incidência de raios.
  • Reforce portas e janelas para evitar impactos de ventos fortes.
  •  Fique atento a alagamentos e evite transitar por áreas de risco.
  •  Acompanhe atualizações no site da Semarh
 

Se a situação piorar, a recomendação é buscar abrigo seguro e seguir as orientações das autoridades.

*Redação com G1