Domingo, 16 de março de 2025
Domingo, 16 de março de 2025
Material foi produzido pela coordenação de Educação Socioemocional da Semed
A educação socioemocional é responsável por desenvolver habilidades emocionais e sociais, como autoconhecimento, empatia e resiliência. No contexto escolar, é essencial para o bem-estar dos alunos, melhorando o desempenho acadêmico, fortalecendo a convivência e preparando os estudantes para os desafios dentro e fora da escola.
A professora, psicóloga e coordenadora de Educação Socioemocional (CTESE) da Secretaria Municipal de Maceió (Semed), Cristiane Rocha, apresentou ao público da Jornada Pedagógica 2025 o “Guia de Rotinas Socioemocionais”, na última quinta-feira (13).
Voltado para os professores, o guia servirá como um ponto de partida para que a educação socioemocional seja trabalhada de forma ativa nas escolas. Inicialmente, será distribuído no formato digital para as unidades escolares da rede pública municipal, acompanhado por oficinas realizadas pela CTESE e pelos psicólogos escolares que atuam nas unidades de ensino. A intenção é apresentar o guia, desmistificar o uso e garantir que os professores se sintam mais seguros e familiarizados com o projeto.
“Buscamos construir um material que pudesse auxiliar e orientar os professores, de acordo com orientações da própria Base Nacional Comum Curricular, e assim nasceu o ‘Guia de Rotinas Socioemocionais’. Ele será usado como ferramenta no projeto ‘Socioemocional Todo Dia’, que consiste em utilizar pelo menos 10 minutos da rotina diária em sala de aula para aplicação de atividades, reflexões e conhecimentos socioemocionais”, informou Cristiane.
A atenção plena — também conhecida como mindfulness —, é a principal metodologia que fundamenta o guia. A técnica consiste em prestar atenção consciente ao presente, ao corpo, ao ambiente, aos pensamentos e às emoções.
“Essa metodologia, comprovada pela neurociência, tem um impacto profundo no cérebro, promovendo a aprendizagem, melhorando a memória e ajudando na prevenção e tratamento de transtornos como depressão e ansiedade. Além disso, contempla totalmente as competências socioemocionais, essenciais para a geração Alpha, a qual pertencem os alunos da rede atualmente. Apesar de altamente inteligente e autônoma, as maiores carências dessa geração são emocionais e nos relacionamentos”, explicou Cristiane.
A coordenadora completou: “Hoje a educação tem a visão de que é necessário olhar para o estudante como um ser humano integral, não somente uma mente, uma cognição ou uma caixinha onde o professor deposita os conhecimentos, mas alguém que tem emoções, se relaciona, tem um contexto de vida, tem um corpo, tem a sua história e tem o seu ambiente social e cultural. É isso que o socioemocional busca contemplar”, pontuou.
O plano da coordenadora é que o guia alcance outras pessoas e lugares e demais redes de ensino. "Queremos compartilhar as coisas boas que descobrimos e contribuir para o desenvolvimento de educação socioemocional em outros contextos também. E, quem sabe, a gente transforma numa publicação física, né? É um sonho. Eu acredito muito no projeto e sempre me emociono ao falar sobre ele”, finalizou.
*Ascom Semed