Aguarde. Carregando informações.
MENU

Quarta-Feira, 04 de fevereiro de 2026

Maceió

Lançado por JHC, 'Maceió Abraça o Mundo' leva estudantes da rede municipal para intercâmbio na Inglaterra

Experiência imersiva na língua inglesa deve ser realizada entre os meses de fevereiro e março

Lançado por JHC, 'Maceió Abraça o Mundo' leva estudantes da rede municipal para intercâmbio na Inglaterra

(Imagem: Jonathan Lins/Secom Maceió)

O prefeito JHC lançou o primeiro programa de intercâmbio internacional da história da capital alagoana. O “Maceió Abraça o Mundo”, levará 25 estudantes da rede municipal de ensino, de 15 escolas, a Londres, capital da Inglaterra, para uma experiência imersiva intensa na língua inglesa e na cultura local.

O resultado final do processo seletivo para o programa foi publicado em edição extraordinária do Diário Oficial do Município. Confira aqui. O período previsto para a realização da viagem é de 21 de fevereiro a 03 de março de 2026.

O “Maceió Abraça o Mundo” consiste em um intercâmbio internacional na modalidade de imersão, visando o desenvolvimento integral dos estudantes, por meio do fomento ao protagonismo juvenil, o fortalecimento curricular em língua estrangeira e o aprimoramento da competência comunicativa em um contexto internacional.

A primeira-dama da capital, Marina Candia, esteve com os alunos selecionados e fala sobre a importância da ação. "A ideia é contemplar esses alunos, que são destaques na rede munincipal. É uma forma de incentivar os outros alunos a, também, terem um bom desempenho. Tudo foi pensado para vê-los muito felizes e prontos pra conhecer o mundo. É um impacto muito grande na vida deles, tanto acadêmica como profissional. Eles vão conhecer a universidade mais antiga do mundo, viver experiências com a língua inglesa e com a cultura".

O secretário de Educação de Maceió, Luiz Rogério, destacou que o programa só reforça o compromisso da gestão do prefeito JHC de Maceió com uma educação pública de qualidade e cada vez mais inclusiva. Ele também lembrou que, no início do ano letivo, em fevereiro, será aberta a primeira escola pública municipal bilíngue da capital.

“Com o total apoio do prefeito JHC e da primeira-dama, Marina Candia, que sempre esteve muito próxima da educação municipal, vamos continuar investindo na educação para, cada vez mais, abrirmos novas oportunidades para nossas crianças e jovens”, concluiu o secretário.

Seleção

O processo seletivo foi estruturado em duas etapas sucessivas, de caráter eliminatório e classificatório, destinadas a identificar os estudantes com o perfil e o desempenho acadêmico adequados aos objetivos do programa.

Na primeira fase do processo seletivo, cada unidade escolar da rede municipal de ensino indicou até quatro alunos que se enquadravam, cumulativamente, nos seguintes critérios de elegibilidade: a) estar regularmente matriculado nos Anos Finais do Ensino Fundamental da Rede Municipal em 2026, ou ser egresso da rede que, no ano letivo de 2025, tenha cursado o 9º ano e sido reconhecido como estudante destaque; possuir idade mínima de 12 anos completos até a data prevista para o início da viagem; ter obtido, no ano letivo de 2025, frequência escolar mínima de 75%.

Já a segunda fase, realizada no dia 19 de janeiro, na Escola Municipal Nosso Lar I, consistiu na aplicação de uma prova objetiva de conhecimentos, de caráter classificatório e eliminatório, destinada a avaliar o nível de proficiência em Língua Inglesa dos candidatos habilitados na primeira fase.

*Redação com Assessoria