Aguarde. Carregando informações.
MENU

Sexta-Feira, 12 de julho de 2024

Maceió

Moradores do Reginaldo são contemplados com atendimentos do Brota na Grota

Moradores do Reginaldo são contemplados com atendimentos do Brota na Grota

(Imagem: Victor Vercant/ Secom Maceió)

A comunidade do Reginaldo, no bairro Poço, foi contemplada na última sexta-feira (21) com o programa Brota na Grota, o maior programa de inclusão social do Brasil, que levou uma variedade de atendimentos aos moradores. Foram oferecidos serviços de saúde, como marcação de consultas e exames com o Pronto!, vacinação, testes rápidos, além de atendimento veterinário, com castração e vacinas para os pets.

Também houve cadastro para programas sociais como Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Cadastro Único, NIS, cartão do idoso, primeira emissão do cartão VAMU e atividades recreativas para as crianças.

Dona Sebastiana aproveitou mais uma vez os atendimentos do Brota na Grota. Foto: Lucas Soares/ Ascom Segov
Dona Sebastiana aproveitou mais uma vez os atendimentos do Brota na Grota. Foto: Lucas Soares/ Ascom Segov

Dona Sebastiana Maria, 62 anos, disse que é a sua segunda vez no Brota na Grota. Quando soube da edição desta sexta, aproveitou o que o evento tem a oferecer. “Fui muito bem atendida, fui bem tratada, graças a Deus. Estou muito satisfeita. Vim checar minha saúde, porque sou diabética e hipertensa. Esse evento é fundamental, porque se não tivesse isso aqui, seria mais difícil pra gente, não tenho o que reclamar”, disse.

O Brota na Grota atrai também pessoas interessadas em regularizar o Bolsa Família. Alecia Tainá, 30 anos, residente no bairro há mais de 20 anos, ficou muito contente, pois conseguiu finalmente desbloquear o seu benefício durante o evento. Na opinião da moradora, o Brota na Grota vai ajudar muitas outras famílias, ao destacar que foi bem recepcionada pelos profissionais.

Alecia conseguiu seu Bolsa Família através do Brota na Grota. Foto: Lucas Soares/ Ascom Segov
Alecia conseguiu seu Bolsa Família através do Brota na Grota. Foto: Lucas Soares/ Ascom Segov

"Hoje em dia o Bolsa Família está sendo todo bloqueado. E através desse evento, muitas pessoas têm a oportunidade de ajustar o Bolsa Família, e não só o Bolsa, como muitas outras coisas que estão sendo oferecidas aqui. Vai ajudar muitas famílias necessitadas, aqui fui bem atendida, estão todos de parabéns", ressaltou.

Dentre os moradores que foram prestigiar o evento, está Marco Antônio, 47 anos, que reside na região desde criança. Ele destacou a importância do Brota na Grota para a comunidade. “Esta já é a segunda vez que essa ação é realizada e quem só tem a ganhar são os moradores. Um belíssimo atendimento dessa equipe maravilhosa. É muito bom quando a gente chega no local e é bem atendido”, comentou.

Marco Antônio aprovou a ação do Brota na Grota no Vale do Reginaldo. Foto: Lucas Soares/ Ascom Segov
Marco Antônio aprovou a ação do Brota na Grota no Vale do Reginaldo. Foto: Lucas Soares/ Ascom Segov

Marco também ressaltou a importância da ação para toda a capital alagoana. “A importância é grande, né? Essa iniciativa de fazer toda sexta-feira nos bairros de Maceió, como já vinha acontecendo no início, parabéns à prefeitura por ter ajudado com esse projeto Brota na Grota, porque isso é muito importante para nós, maceioenses", pontuou.

Carlos Eduardo, 39 anos, explicou as melhorias que têm sido feitas na comunidade. “A Prefeitura de Maceió vem trazendo melhorias para a comunidade de diversas formas, como reforma de posto de saúde, reforma de escadaria, academia, iluminação de LED em todo o Reginaldo e o programa Brota na Grota”, disse.

Carlos Eduardo elogiou a iniciativa da Prefeitura de Maceió. Foto: Lucas Soares/Ascom Segov
Carlos Eduardo elogiou a iniciativa da Prefeitura de Maceió. Foto: Lucas Soares/Ascom Segov

O morador destacou, ainda, a facilidade que o evento traz para os moradores que geralmente não têm condições de ir muito longe de onde moram para conseguir atendimentos. “Traz os benefícios para dentro da comunidade, para que a comunidade possa ser assistida. Com várias secretarias envolvidas, eles não precisam sair da própria comunidade. Quem estava precisando do Cadastro Único, mas não tinha passagem para ir à Serraria, aqui tem o atendimento. O Brota na Grota trouxe todos os benefícios em um só local para atender a comunidade”, afirmou.

Estiveram presentes a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária (Semtes), a Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes), a Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Habitacional (Semhab), a Secretaria Extraordinária do Bem Estar Animal (Sebema) e a Secretaria Municipal de Esporte (Semesp).

Também se fizeram presentes as superintendências do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT), a Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (ALURB) e o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió (Iplan). Cooperaram com o atendimento a Equatorial e a Comissão da Diversidade Sexual e de Gênero da OAB/AL.

O Brota na Grota é o maior programa de inclusão social do Brasil sendo coordenado pela Secretaria Municipal de Governo e Subprefeituras (Segov). O evento itinerante ocorre todas as sextas-feiras, proporcionando diversos serviços públicos às comunidades mais vulneráveis da capital alagoana.

A programação do Brota na Grota prossegue na Vila Brejal, no dia 28 de junho, das 9h às 15h.

*Secom Maceió