Terça-Feira, 07 de janeiro de 2025
Terça-Feira, 07 de janeiro de 2025
Equipamentos beneficiam mães e garantem desenvolvimento da primeira infância
Entregue no ano de 2022, o primeiro posto de coleta de leite humano de Maceió funciona na Unidade de Saúde de Referência (URS) Hamilton Falcão, no bairro Benedito Bentes, parte alta de Maceió. O local é vinculado à Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano e foi efetivado pela Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e pelo então Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres, que com a reforma administrativa foi transformado em secretaria.
Foram investidos R$ 145 mil com recursos próprios do município de Maceió. A iniciativa promove a adequação de salas e ambientes da unidade de saúde Hamilton Falcão, de acordo com as normas técnicas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Por ser uma referência para o 6º Distrito Sanitário, o posto beneficia mães do Tabuleiro do Martins, Benedito Bentes, Clima Bom, Antares, Cidade Universitária, Santos Dumont e Santa Lúcia, o que garante o direito ao aleitamento materno de bebês das referidas comunidades.
Em Maceió, o primeiro posto de coleta entrou em funcionamento graças a um convênio com o Banco de Leite do Hospital Universitário, que fica responsável pela pasteurização, armazenamento e distribuição do leite coletado. Desde a inauguração, o serviço coletou 354 litros e 119 ml de leite.
Já em agosto de 2024, a Prefeitura de Maceió entregou o segundo posto de coleta de leite humano, desta vez na Unidade de Saúde da Família (USF) José de Araújo, no Jacintinho. O equipamento beneficia diversas mães do bairro e da parte baixa da capital alagoana. O posto já coletou 109 litros de leite.
Todo o leite coletado é processado no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes e distribuído na unidade neonatal para alimentar os bebês em situação de risco.
*Redação com Assessoria