Terça-Feira, 26 de novembro de 2024
Terça-Feira, 26 de novembro de 2024
Na parte alta de Maceió, moradores relatam resgate dos espaços públicos e agradecem ao prefeito
Há 38 anos Cícera Maria dos Santos, de 61 anos, viu seu bairro, Benedito Bentes, na parte alta da capital alagoana, enfrentar uma realidade dura, ruas de lama, insegurança e um campo abandonado, tomado pelo lixo. "Era uma tristeza. Na época da chuva, vivíamos na lama. O campo era nojento, cheio de lixo, e a gente tinha medo até de sair na porta", recorda-se, emocionada. Porém, essa realidade mudou com a entrega do maior parque esportivo e cultural de Maceió, pela gestão do prefeito JHC.
Com os olhos brilhando e um sorriso no rosto, dona Cícera observa suas netas, Sofia e Giovanna, brincando na praça, em frente a sua casa, que há décadas ela sonhava para os filhos. "Não tem preço que pague o que estamos vivendo hoje. É sobre o valor afetivo e as memórias que ficarão sempre marcadas com tudo que estamos vivendo agora. Antes, eu brigava porque as bolas quebravam as telhas de casa. Hoje, temos uma praça linda, segura, iluminada e até com câmeras. A sensação de segurança é outra", conta.
Além de oferecer lazer e segurança, a nova praça trouxe também oportunidades de renda para os moradores da região. Cícera Pontes é proprietária de um quiosque de lanches no parque, e a mudança na sua vida é evidente.
"O movimento melhorou muito, principalmente com as crianças e os pais que vêm à praça. E, com as câmeras, me sinto muito mais segura. Hoje, trabalho até as 23h30, e minha saúde mental melhorou muito. É uma nova vida! Antes, eu trabalhava de madrugada e aqui tudo tá bem mais tranquilo, consigo vender bem mais e melhorar minha renda.", destacou.
Sandrielle Mikeline, designer de sobrancelhas, também sentiu os impactos positivos da revitalização. "Muitas pessoas tinham medo de vir ao bairro, mas agora o movimento aumentou e a visibilidade do meu negócio melhorou muito. Posso trabalhar com mais segurança e até mais tarde", afirma Sandrielle, que há mais de um ano abriu seu ponto físico no bairro.
Segundo Diana Núbia, musicoterapeuta e mãe de dois filhos, a praça se tornou um refúgio e um alívio. "Antes, para diversão, tinha que levar as crianças para o shopping ou para a praia. Agora, temos um espaço seguro, bem iluminado e perto de casa", conta.
Ela também destacou o fato de poder realizar tarefas diárias enquanto seus filhos brincam, além de economizar. "Eles se divertem da mesma forma, e o gasto é menor. A praça facilitou muito a nossa rotina", declarou.
Diana Núbia, moradora do Benedito Bentes e mãe de dois filhos, celebra a criação de um ambiente onde seus filhos podem brincar com segurança. "Antes, para diversão, eu precisava levá-los ao shopping ou à praia. Agora, com esse parque, temos um playground perto de casa, seguro e iluminado. Facilitou demais nossa vida, sem contar que economizamos tempo e dinheiro. A diversão das crianças está garantida, e isso faz toda a diferença", disse Diana.
*Redação com Assessoria